Ophir Cavalcante faz palestra em Curitiba nesta quinta-feira

O presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, vem a Curitiba nesta quinta-feira (4), quando participa de um almoço na Associação Comercial do Paraná e da entrega do prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, na sede da OAB Paraná. Ophir será um dos palestrantes na entrega do prêmio, ao lado do advogado Rodrigo Xavier Leonardo. Eles vão abordar o tema: Liberdade de Expressão no Estado Democrático de Direito.

No primeiro compromisso, Ophir se reúne com o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson Ramon. Na ocasião, que deverá contar com a participação de várias liderenças paranaenses, será entregue um documento ao presidente do Conselho Federal da Ordem e ao presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, propondo a criação do Movimento O Brasil que Queremos. A ideia é estender o Movimento O Paraná que Queremos, lançado no Estado para combater irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná, para todo o país.

A partir das 18h30, Ophir participa da solenidade de entrega do prêmio Francisco Cunha Pereira, criado pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP),  para a jornalista e advogada Bianca Botter Zanardi, de Curitiba. A solenidade vai acontecer no auditório da Seccional. Bianca Zanardi foi a  vencedora da primeira edição do prêmio, com a monografia jurídica intitulada “A Im­­prensa e a Liberdade de Ex­­pressão no Estado Democrático de Direito: Análise da Concepção de Justiça Difundida pelos Meios de Comunicação de Massa”.

O prêmio é uma homenagem ao ex-diretor-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), falecido em 2009, e que também foi presidente do IAP, entre 1969 e 1970. A primeira edição contou com 30 inscrições de bacharéis em Direito, diplomados, de todo o país. Os trabalhos foram analisados por uma banca formada pelo ministro Marco Aurélio Mendes de Faria Mello, René Ariel Dotti, Miguel Reale Neto, Eduardo Rocha Virmond, Newton de Sisti, Rodrigo Xavier Leonardo, Luiz Edson Fachin, Rodrigo Xavier Leonardo e Manuel Alceu Afonso Ferreira. O Prêmio Fran­cisco Cunha Pereira Filho será realizado a cada dois anos e o vencedor ganha um prêmio de R$ 50mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *