Ophir anuncia nome do jurista Caio Mário para patrono da XXI Conferência

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, anunciou nesta terça-feira  (22), durante sessão plenária do Conselho Federal da OAB, a escolha do jurista Caio Mário da Silva Pereira para ser o patrono da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada em Curitiba, no Paraná, entre os 20 a 24 de novembro deste ano. Vários conselheiros federais se manifestaram durante a sessão em apoio à homenagem àquele que presidiu o Conselho Federal da OAB de abril de 1975 a abril de 1977 e é considerado um dos mais notáveis civilistas brasileiros.

Na sessão plenária, Ophir Cavalcante enalteceu a grande contribuição que Caio Mário prestou ao Direito brasileiro e afirmou que a indicação de seu nome para patrono XXI Conferência é um resgate da história da OAB. Em 1978, durante o governo do general Ernesto Geisel, Caio Mário apresentou, na VII Conferência Nacional da OAB, a tese “Direitos Humanos: conceito abstrato, conceito realista”, em uma de suas declarações mais honrosas à OAB, na qual afirmava que “se faltava à Ordem poder material, por outro lado a entidade reunia poder moral suficiente para continuar a luta pela preservação dos direitos humanos e do retorno ao Estado de direito no país”.

Caio Mário publicou inúmeras obras e estudos, dentre as quais se destacam as Instituições de Direito Civil e o Anteprojeto de Código de Obrigações, este em parceria com Orlando Gomes. Foi professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual se graduou, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também integrou a Consultoria-Geral da República de março de1961 a agosto de1961. Caio Mário nasceu em Belo Horizonte em 9 de março de 1913 vindo a falecer em 27 de janeiro de 2004.

Fonte: Conselho Federal
Foto: Sessão do Conselho Federal onde foi anunciado o nome do patrono da Conferência Nacional dos Advogados- Eugenio Novaes-CFOAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *