A OAB Londrina está entre as subseções que integram o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex), com a Oficina do Núcleo Jovem. O projeto consiste em aulas mensais para profissionais em início de carreira sobre temas voltados ao exercício da profissão, como gerenciamento de escritório, gestão e administração empresarial, marketing jurídico, desenvolvimento pessoal e comportamental.
De acordo com o advogado Diogo Menoncin, diretor tesoureiro da subseção, a ideia surgiu da demanda da Jovem Advocacia de Londrina em saber como iniciar o percurso profissional. “O projeto é promovido pelo Núcleo Jovem da subseção, através da então coordenadora Patrícia Conde”, conta.
Menoncin destaca entre os ganhos do projeto para a advocacia local a maior facilidade em saber montar o próprio escritório, se estruturar e conseguir persistir na advocacia, mesmo diante das dificuldades iniciais. “Os jovens advogados relataram que muitas dúvidas e dificuldades foram superadas com a oficina”, pontua Menoncin.
O Proex foi viabilizado a partir da política de gestão financeira adotada pela atual gestão da OAB Paraná, que garantiu um aumento expressivo do repasse de recursos às subseções. Com foco na profissionalização da gestão de recursos financeiros, a medida implantada em 2022 aposta em uma metodologia que visa o retorno de valores para investimentos em projetos locais das subseções. O volume total de recursos envolvidos na viabilização da Oficinas do Núcleo Jovem da OAB Londrina é de R$11 mil.