A OAB União da Vitória iniciou na última semana os encontros do Clube do Livro da subseção e se prepara para instalar uma ouvidoria exclusiva para combate ao assédio contra mulheres advogadas. As iniciativas integram o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex) da OAB Paraná.
O primeiro projeto é uma iniciativa da Comissão da Advocacia Iniciante. A proposta é estimular a leitura, o debate e a oratória. “A iniciativa também visa criar um vínculo entre os participantes, um verdadeiro network, e aguçar futuras parcerias”, pontua o presidente da OAB União da Vitória, Omar Eddine.
A reunião de lançamento do Clube do Livro aconteceu no dia 6 de junho, com grande adesão da advocacia e intensos debates. “O livro escolhido para o primeiro evento foi Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios, de autoria de Dale Carnegie”, destaca Eddine.
Já a ouvidoria exclusiva para combate ao assédio visa orientar advogadas que passaram pela experiência e direcioná-las a profissionais da área da Psicologia, além de abrir procedimentos administrativos ou criminais em face dos assediadores.
“O projeto de combate ao assédio a colegas advogadas surgiu depois de relatos que correram nos limites de nossa subseção, um absurdo perpetrado em pleno século XXI. Dessa forma, a Presidência da subseção e a Comissão da Mulher Advogada elaboraram o projeto visando oferecer um acolhimento às colegas fragilizadas por um ato tão vil como o assédio”, esclarece Eddine. Segundo o advogado, o celular exclusivo para o atendimento já foi adquirido, e o projeto será lançado em breve.
Sobre o Proex
O Proex é um projeto da atual gestão da OAB Paraná que viabiliza o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, com maior autonomia para a gestão. “Avaliamos como uma ótima iniciativa. É uma forma de reverter para a advocacia os valores pagos nas anuidades. A OAB Paraná leva sua gestão a todas as subseções com esses projetos”, destaca o presidente da subseção.
“A advocacia recebeu muito bem o projeto do Clube do Livro, com uma grande adesão. O projeto do combate ao assédio, muito embora ainda não implementado, vem tendo uma aceitação muito grande, pois estamos divulgando essa iniciativa nos eventos realizados em nossa sede. Diante dos vários projetos realizados em nossa subseção, além do Proex, podemos afirmar que a classe se sente acolhida pela OAB, principalmente a advocacia iniciante”, frisa Eddine.