A OAB Paraná sedia nesta terça (3) e quarta-feira (4) o I Simpósio do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), criado através de convênio entre o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as Instituições Estaduais de Ensino Superior no ano de 2006. O simpósio tem o objetivo de intensificar os debates em torno do tema, incentivando ações de combate à violência nos aspectos jurídicos, psicológicos, sociais e pedagógicos.
O evento na Seccional, promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com o apoio da Comissão da Criança e do Adolescente da Seccional, em parceria com a Secretaria de Família e Desenvolvimento Social do Paraná e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), encerra um ciclo de simpósios que teve início em Londrina, em outubro de 2013, e passou por Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Guarapuava e Marechal Cândido Rondon. Ao final de cada uma foi elaborada a “Carta de Intenções e Propostas” e, com todas as informações, foi possível fazer o mapeamento do que representa o problema no Estado.
A coordenadora geral do evento, Claudete Carvalho Canezin, explica que durante o encontro será apresentado o quadro quantitativo dos atendimentos dos oito núcleos existentes no Paraná, desde que foram criados, há oito anos. “A capacitação dos profissionais, viabilizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio das universidades estaduais, está possibilitando a resolução de muitos problemas. Podemos perceber o efetivo trabalho do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude em todo o Estado, ou seja, a vítima está recebendo todo o atendimento que precisa, seja psicológico, pedagógico, jurídico e/ou assistencial. Costumo dizer que o Núcleo trata e cura o problema”, destacou a coordenadora.
O I Simpósio NEDDIJ Direito de Criança: Enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente no Paraná – capacitação de profissionais e bolsistas, contrará com participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sergio Luiz Kukina. Também estão previstas as participações do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Rui Muggiati; do procurador do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Souto Maior; do delegado titular do Núcleo de Combate aos Cibercrimes do Paraná (Nuciber), Demetrius Gonzaga de Oliveira; dos juristas André Giamberardino e Marta Tonin, entre outros.
Além de debates e palestras, a programação contará com duas mesas-redondas, a primeira coordenada pela secretária-geral adjunta da Seccional, advogada Iverly Antiqueira Dias Ferreira e a segunda, pela presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) da OAB Paraná, Sandra Lia Bazzo Barwinski. Confira aqui a programação completa
Voltado para rede de proteção da infância e da juventude, os interessados em participar devem se inscrever pelo site da UEL com antecedência (clique aqui)