OAB São José dos Pinhais toma providência quanto a atuação de falsos advogados

A OAB de São José dos Pinhais enviou ofício ao Ministério Público sobre denúncias de supostos crimes de falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão por pessoas que se apresentam como advogados e captação ilegal de clientela. A diretoria da subseção também esteve, na última terça-feira (25), na Delegacia Regional de Polícia para expor os problemas que têm ocorrido.

Os representantes da OAB foram informados de que o delegado chefe fez uma portaria dando ciência a todos os investigadores e escrivães para impedirem o acesso de não inscritos na Ordem, bem como para que os agentes se abstenham de indicar advogados. Estiveram na Delegacia Regional de Polícia de São José dos Pinhais o presidente da subseção Carlos Vanderlei Muhlstedt, o vice-presidente Jaiderson Rivarola e a presidente da Comissão de Direitos Humanos Leila Carla Leprevost.

“Essas práticas denigrem a profissão e abalam a confiança da sociedade na instituição do Estado”,  disse o presidente da OAB São José dos Pinhais, Carlos Muhlstedt. Em 2010 houve um caso de prisão de um escrivão de polícia e um falso advogado em Araucária, contudo não foi suficiente para inibir novos casos em outras delegacias do Paraná. “Pedimos aos advogados que enviem informações para a OAB ou para o Ministério Público, pois só assim serão afastadas essas práticas e haverá melhoria na advocacia criminal”, destacou Muhlstedt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *