Representantes da OAB Rio Negro se reuniram nesta quinta-feira (12) com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, para pleitear a reativação da Vara Itinerante da Justiça do Trabalho no município. A sessão foi acompanhada pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.
A presidente da Subseção, Daniela Nardes, explicou que desde que a Vara Itinerante foi fechada, em setembro de 2016, os advogados e as partes são obrigados a viajar mais de 100 quilômetros para as audiências em São José dos Pinhais. “A distância e o custo elevado do deslocamento, transporte e alimentação tem impedido o cidadão de acessar a Justiça. As pessoas mais carentes estão sendo alijadas da Justiça”, pontuou.
Daniela Nardes também afirmou que subseção está disposta a pleitear junto ao Estado um imóvel para sediar um Posto Avançado da Justiça do Trabalho. A proposta foi endossada pelo presidente Noronha, que reforçou a importância das Varas Itinerantes para a advocacia.
A desembargadora explicou que em função dos cortes orçamentários, a Justiça do Trabalho não tem condições de acrescentar despesas permanentes, mas garantiu que o TRT-PR irá encontrar uma solução para a demanda.
A implantação de videoaudiências foi apresentada como uma possível solução. A OAB Paraná colocou sua estrutura à disposição para viabilizar um projeto neste sentido. A presidente do TRT9 recomendou a criação de um grupo de trabalho para analisar a proposta. “Estamos dispostos a pensar soluções e resolver esta questão”, disse.
Também estiveram presentes na reunião o advogado Braulio Renato Moreira e o vice-prefeito de Rio Negro, James Valério.