A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, por meio das suas Comissões de Direito Desportivo e de Esportes, lamenta e demonstra grande preocupação com a crescente escalada de violência ocorrida nos últimos dias nas praças desportivas.
A OAB Paraná condena cenas de violência que têm se repetido, como as de ônibus de equipes de futebol apedrejados com lesões sérias em atletas e dirigentes; torcedores invadindo campo para agredir atletas; brigas generalizadas entre torcedores dentro e fora das arenas desportivas; casos de racismo de forma recorrente nos estádios. Somam-se ainda relatos de episódios de violência extrema, no caso do atropelamento de um torcedor, na região metropolitana de Curitiba por torcedores de equipe rival.
A OAB reitera que esporte não se coaduna com violência. O desporto é um direito fundamental consagrado na Lei Maior, não tendo qualquer espaço para esta incivilidade que, tristemente, temos presenciado nos eventos desportivos.
A OAB Paraná repudia todo e qualquer ato de violência e discriminação no desporto, exigindo e acompanhando junto às autoridades competentes a apuração destes fatos, bem como a penalização dos agentes que de forma gratuita e imotivada têm cometido estas barbáries.
OAB Paraná
Comissão de Direito Desportivo
Comissão de Esportes