OAB-PR recebeu novos advogados nesta terça-feira, com saudação do professor Luiz Fernando Coelho

A manhã desta terça-feira (13/8) foi marcada por uma sessão solene de compromisso coletivo de novos advogados na OAB Paraná. Os novos profissionais foram recebidos pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, pelo professor Luiz Fernando Coelho e pela secretária da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), Ana Laura Piaia.

Ao saudar os presentes, Fernanda Valério falou sobre os serviços e estrutura da OAB paraná à disposição da advocacia. Ela destacou ações como o Programa 6º Ano 2.0 – Jovem Advocacia, que agora passa a contar uma parceria firmada com a AASP- Associação dos Advogados. A parceria oferece ferramentas como o AASP Gerenciador, uma plataforma digital integrada para otimizar a administração das principais tarefas do escritório; um sistema de intimações moderno que utiliza Inteligência Artificial para indicar jurisprudência, doutrina e cursos relacionados a decisões; além de acesso à Biblioteca Digital com milhares de obras; ferramentas de Cálculo Judicial; uma plataforma de Assinatura Digital; um banco de dados com mais de 9 milhões de decisões e julgados para consulta e pesquisa; e outros benefícios.

Além das novidades trazidas pela parceria com a AASP, o Projeto 6º ano 2.0 – Jovem Advocacia segue oferecendo acesso gratuito ao JusBrasil durante 12 meses, Certificado Digital gratuito, inscrição gratuita na Sociedade Individual, suporte contábil gratuito, linhas de crédito especiais no Sicoob, orientação da OABPrev PR, pacote com 90% de descontos nos Cursos da ESA, auxílio para atuar na advocacia dativa, Pin e adesivo de estacionamento para acesso ao Judiciário, além de uma série de benefícios da CAA-PR.

Missão

A saudação oficial aos novos profissionais da advocacia foi feita pelo advogado Luiz Fernando Coelho, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele destacou que ao longo de sua carreira na docência acompanhou as transformações profundas que as gerações posteriores à dele vivenciaram. “Tive a oportunidade de repensar as mudanças na nossa sociedade, no Brasil e no mundo. A advocacia da minha época era uma advocacia de balcão, papelada e arquivos”, disse.

“A coisa mudou muito, vivenciamos os efeitos da era da internet, da comunicação instantânea, global. Talvez a quinta revolução industrial, marcada pela robótica e pela IA. Aquelas velhas ferramentas de trabalho da qual dispúnhamos foram substituídas pelos computadores e, principalmente, pelo algoritmos. O que se esboça no horizonte do mundo jurídico é a atuação do advogado voltada para o mundo digital”, refletiu Coelho, que é membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ).

“No nosso mundo novo, complexo, em constante mudança, desejamos sucesso. Que cada questão jurídica confiada a vocês seja oportunidade para aprendizado e crescimento. Que encontrem satisfação em servir a sociedade através da lei. Mais do que uma profissão, a advocacia é um compromisso contínuo com a verdade e a justiça. A advocacia é uma missão”, concluiu.

Entusiasmo

Coube à advogada Juliana Elisa Vidal Gabriel a leitura do juramento da advocacia. A saudação em nome dos novos advogados foi proferida pela advogada Samira Folmer. “A advocacia é uma profissão de extraordinária importância, verdadeira coluna vertebral de uma sociedade justa e democrática. Nossa missão é assegurar que a justiça seja alcançada, que as vozes sejam ouvidas e os direitos sejam respeitados. Hoje, ao prestarmos esse compromisso, reafirmamos o dever de agir com integridade, ética e dedicação”, afirmou.

O mesmo entusiasmo manifestado por Samira foi compartilhado pela advogada Ana Claudia Sbelut dos Santos. Ela escolheu o Direito ainda na infância, inspirada no exemplo de outros advogados da família, e conseguiu realizar o sonho de começar a faculdade aos 44 anos. “Hoje meu sonho se concretiza aos 52 anos. Já estou atuando em um escritório e pretendo seguir na área trabalhista”, contou.

Uydimyla Miguel de Oliveira também escolheu a advocacia inspirada em referências familiares. “Estou feliz pelo encerramento e ansiosa pelo que vai vir. Meus dois irmãos mais velhos são advogados, então escolha pelo direito é uma continuidade. Pretendo seguir na área dos direitos humanos”, afirmou.

O advogado Daniel Augusto Baron passou alguns anos atuando no Ministério Público, e agora pretende iniciar uma nova carreira na advocacia. “O curso de Direito foi muito positivo, sempre gostei de ler, acho uma área muito interessante”, disse.