OAB-PR presta homenagem a profissionais que completaram 50 anos de inscrição com trajetória ilibada

Os profissionais que completaram 50 anos de inscrição com trajetória ilibada e ininterrupta foram homenageados na manhã desta quarta-feira (10/7), em sessão solene conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. Receberam o reconhecimento da seccional 28 advogados e advogadas paranaenses.

O evento contou com as presenças do secretário-geral Henrique Gaede; da secretária-geral adjunta Roberta Santiago; do membro honorário vitalício da OAB Paraná, Alfredo de Assis Gonçalves Neto; da conselheira seccional Ana Carla Harmatiuk Matos; do conselheiro estadual Flávio Roberto Gomes; do diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPR), Marcos Antônio da Silva; e do diretor-presidente da OABPrev-PR, José Manuel Justo Silva; além familiares e amigos dos homenageados.

O advogado José Machado de Oliveira fez a saudação em nome dos homenageados. “Todos nós temos muitas lembranças de fatos, atos, eventos, encontros, recordações de alegrias, percalços, coisas de cada um guardadas na memória e no coração, mas partilhadas com pais, mães, irmãos, cônjuges, filhos, netos, cada um com sua crença. Meio século, colegas. Quantas vezes no dia a dia abrimos caminhos e portas para os nossos clientes. Aconselhamos a como resolver questões. Mostramos o valor da nossa atividade, contribuímos para o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos. Cada um saberá perscrutar o seu passado em busca das respostas”, disse.

Oliveira lembrou que a Constituição brasileira, no artigo 133, declara que o advogado é indispensável à administração da justiça. “Isso mostra precisamente o valor da nossa profissão. E assim que a sociedade quer nos ver. É um bônus, uma grande reverência, mas também um ônus que nos é trazido, pedindo-nos idoneidade, seriedade, ética, respeito”, frisou.

Evocando o “Decálogo do advogado”, o Oliveira concluiu o discurso, pontuando que o direito é a mais universal das aspirações humanas e o ideal de justiça deve ser a bússola permanente do advogado. “Estuda sempre, a fim de que possas distinguir o que é justo do que aquilo que apenas representa ser justo. A paixão pela advocacia deve ser tanta que nunca admitas deixar de advogar. Só assim poderá dizer a hora da morte. Cumpri a missão da minha vida, restei fiel à minha vocação. Fui advogado”, afirmou.

Reconhecimento

A conselheira seccional Ana Carla Harmatiuk Matos proferiu a homenagem da seccional paranaense aos advogados e advogadas presentes. “A OAB Paraná tem esta cerimônia na mais alta conta, justamente pela simbologia da constância permanente com aquele compromisso inicial, um reconhecimento do empenho da arte de advogar. Como expressou Ayrton Senna no que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e dedicação, não existe meio termo. Ou se faz uma coisa bem feita, ou não se faz. Cada um dos homenageados provavelmente terá um filme passando por sua memória, de cada passo dessa estrada. Das agruras, das realizações, que a despeito de tudo e de todos, persistiram, acreditando na importância do seu ofício”, pontuou.

Para acompanhar as palavras de tributo, Ana Carla Harmatiuk citou trechos de reflexões dos filósofos Nietzsche e Agostinho Ramalho Marques Neto, pontuando que a geração dos homenageados é exemplo do agir constante por liberdade e direitos fundamentais. “Para além de um modo de ganhar a vida, aqui fazemos um tributo àqueles que desenvolveram uma ética profundamente humanística, que se recusa a se resignar com as injustiças, que são movidos pela indignação e o profundo desejo de bem representar todos e todas que necessitam de voz e vez. Um adequado lutar dentro do sistema de justiça. Há uma indissociabilidade entre teoria e prática. As mais belas e complexas teorias ganham seu verdadeiro sentido quando realizadas. Assim, o mais relevante não é o que se sabe intelectualmente, mas o que realmente se concretiza com seu conhecimento”, afirmou.

Marilena Winter abriu o discurso dirigido aos jubilandos com o poema “Para ser grande, sê inteiro”, de Fernando Pessoa. “Gosto muito desse poema porque ele fala aquilo que vejo nos nossos colegas que estão sendo homenageados aqui. A alma do advogado, aquilo que foi construído ao longo da história de cada advogado presente, brilha. É por isso que viemos homenageá-los. A presença dos senhores aqui é uma homenagem para nós. Quero traduzir este momento com profunda emoção, porque reconhecemos como é árida e árdua a nossa profissão. Mas quando olhamos para o passado, fazemos ideia do que esta valorosa advocacia passou para que estejamos vivendo uma sociedade mais livre. A nossa palavra é de agradecimento e reverência pelo legado que deixaram”, disse.

Marilena Winter prestou também uma homenagem ao advogado Hercílio Conceição de Souza, na pessoa dos familiares presentes no evento. Inscrito nos quadros da OAB Paraná no ano de 1972, sob a inscrição nº 4955, o advogado estava entre os homenageados, mas faleceu no último domingo. “Soubemos pela família que ele recebeu o convite com muita alegria. Fica a nossa homenagem”, disse.

Confira a lista de homenageados:

Ademar Andrade
Alberto dal Bianco de Andrade
Arnoldo Horst Prehs
Didio Augusto Neto
Edni de Andrade Arruda
José Carlos de Mello
José Machado de Oliveira
Jovelino Artifon
Julio Barbosa Lemes Filho
Julio Goes Militão da Silva
Laertes Conrado de Oliveira
Lauro Paulo Kamada
Liberio Martins
Luiz Carlos Sell
Manoel Diniz Neto
Marcos Augusto Malucelli
Marcos João Rodrigues Salamunes
Marival Carvalhal Santos
Mauri José Roika
Miguel Dante Losso
Olimpio Paulo Filho
Roberto Barranco
Ronaldo Albizu Drummond de Carvalho
Ronaldo Baptista
Ronei Marcos Della Giacoma
Ruy Correia Feuerschuette
Sebastião Siqueira Dos Santos
Wagner Rocha D`Angelis