Entre as deliberações do encontro estão a capacitação de conselheiros tutelares por meio de cursos promovidos pela OAB; a realização de uma campanha nacional contra a violência e exploração sexual infantil; a promoção de atividades em prol da erradicação do trabalho infantil em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho; além da participação da OAB nos Fóruns da Criança e do Adolescente dos estados (Fórum DCA) e a realização de audiências públicas nas seccionais para debater a redução da maioridade penal e o aumento do tempo de internação.
Os representantes das comissões também deliberaram pela participação da OAB como membro consultivo nos conselhos estaduais e municipais de direito da criança e do adolescente; pela garantia da titularidade da OAB no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA); e também anunciaram o lançamento da Cartilha Nacional em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente voltada à população. Os presidentes das comissões também trataram do I Congresso Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado nos dias 7,8 e 9 de junho, no Rio de Janeiro.
Além das discussões realizadas na sede do Conselho Federal, os representantes das comissões das seccionais participaram de reunião no CONANDA. Anderson Rodrigues Ferreira foi nomeado para ocupar uma das vagas abertas para a OAB na Comissão de Análise do Sistema Nacional de Avaliação do Sistema Socioeducativo. A outra vaga será ocupada pela advogada Barbara Cruvinal, da OAB-GO.