A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, esteve em Rio Negro na manhã desta quinta-feira (8/8) para apresentar a peça “Construindo Cidadania”, encenada por advogados e advogadas do grupo de teatro da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR). O projeto da seccional visa contribuir para a formação de crianças e adolescentes ao abordar os princípios fundamentais da democracia e da cidadania de forma lúdica.
Rio Negro foi a primeira cidade a receber a apresentação fora da capital paranaense. “Trata-se de um projeto da OAB Paraná e da CAA-PR criada para levar conhecimento sobre cidadania para as crianças. Acreditamos que os advogados e advogadas, com seu conhecimento e sua experiência profissional, podem ajudar a formar o conhecimento dos jovens sobre direitos e cidadania”, esclareceu Marilena.
“Essa peça fala sobre a estrutura do Estado brasileiro, os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, de forma lúdica, brincando com as crianças, ensina a função de cada um desses três Poderes e como eles influenciam na vida e na construção do futuro dessas crianças. Esperamos trazer uma conscientização cada vez maior, apostando nas gerações futuras”, destacou a presidente da seccional.
A ação reuniu dezenas de alunos do município no Cine Teatro da Prefeitura de Rio Negro. O evento foi prestigiado pela presidente da OAB Rio Negro, Priscilla Sestrem Karpinski; pelo vice-presidente da Subseção, Carlos Eduardo Sprotte; pela representante CAA-PR na subseção, Ana Carolina Buch; pelo prefeito James Karson Valério; pela secretária da Educação, Daniele de Souza Alves; pelo secretário da Cultura, Jerson Aeide; e pela procuradora municipal Lidiane Gomes Flores.
“Gostaria de parabenizar a OAB, que traz, de um modo muito gentil e concidadão, um projeto muito importante de expor a cultura nos quatro cantos do Paraná. Cultura é o desenvolvimento de qualidade de vida diante da expertise em angariar e alocar conhecimento para os nossos alunos. O nosso estado do Paraná se orgulha da OAB. Rio Negro agradece essa ação”, frisou o prefeito James Karson Valério.
A encenação é dirigida pelo dramaturgo Humberto Gomes e integra o circuito de apresentações de teatro nas escolas públicas de Curitiba. A partir das questões apresentadas pelos atores, os estudantes podem refletir sobre os direitos e deveres dos cidadãos e inclusive compartilhar esses conhecimentos com a família e a rede de pessoas próximas.
A cidade de União da Vitória recebeu a peça teatral no período da tarde (confira como foi aqui).