OAB-PR lança primeira fase do OAB Digital, uma das interfaces do projeto pioneiro de aprimoramento do sistema integrado de gestão

A OAB Paraná lançou nesta quarta-feira (2/10) a primeira fase do OAB Digital, um projeto inédito que demandou estudos, elaboração e testes desde o início da atual gestão e que visa simplificar processos, reduzir custos e garantir mais celeridade aos serviços prestados pela seccional à advocacia.

A etapa inicial abrangerá os serviços da Secretaria Geral. Na área logada do OAB Digital, o advogado poderá emitir requerimentos, certidões e solicitar a atualização cadastral. Ao selecionar o serviço desejado, basta seguir as orientações da ferramenta e anexar diretamente os documentos solicitados.

Certidões simplificadas de regularidade, por exemplo, podem ser emitidas de forma automática no sistema, sem custo para a advocacia. Os demais serviços seguem o rito do Regimento. Acesse oabdigital.oabpr.org.br e confira.

“Temos uma imensa satisfação de fazer essa entrega para a advocacia: a primeira etapa de um projeto muito bem planejado, que envolveu grande esforço e que vai melhorar toda a nossa estrutura administrativa, gerencial e financeira com um olhar voltado para o futuro. Os efeitos serão sentidos ao longo dos anos, mas com efeitos diretos para os advogados desde já”, destaca a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

“Inovação e eficiência sempre estiveram entre as nossas prioridades ao longo dessa gestão e a conclusão dessa primeira fase do OAB Digital é muito simbólica nesse sentido. Sabemos que a advocacia precisa otimizar tempo e recursos e nosso papel também é esse de trazer mais celeridade e reduzir a burocracia em todos os trâmites que pudermos. Faz parte da nossa busca pela excelência oferecer uma iniciativa que certamente deixa um legado duradouro e ao mesmo tempo estimular que mais inicitiativas inovadoras e de otimização dos processos sigam sendo adotadas”, afirma o secretário-geral da seccional, Henrique Gaede.

Projeto
O OAB Digital é uma das interfaces de um amplo projeto de aprimoramento do sistema de gestão da seccional paranaense realizado ao longo de dois anos e implementado no segundo semestre de 2024. A iniciativa visa otimizar os processos internos da instituição por meio da automatização de trabalhos operacionais e da integração de sistemas da OAB Paraná e das subseções, garantindo mais celeridade e segurança.

As melhorias técnicas terão impactos positivos na prestação dos serviços da seccional paranaense para a advocacia a curto, médio e longo prazo, na medida em que possibilitarão a tomada de decisões mais assertivas e céleres. O serviço foi realizado pelo Setor de Tecnologia da Informação da seccional e pela empresa de softwares de gestão TOTVS.

“Trata-se de uma verdadeira revolução na estrutura administrativa da OAB: integramos todos os sistemas internos, o que garante maior transparência e demonstra a seriedade com que gerenciamos todos os recursos e projetos da nossa Instituição. Demonstra também o nosso compromisso com a entrega de serviços cada vez mais eficientes, a busca pela inovação. Aquilo que já era bom vai ficar ainda melhor, mais seguro e eficiente”, pontua Marilena Winter.

OAB Digital – Área Logada

O OAB Digital – Área Logada envolveu 11 profissionais do Setor de Tecnologia da Informação em mais de 1500 horas trabalhadas. O projeto foi desenvolvido em linguagens de programação atuais e a integração é feita por robôs. A primeira etapa do projeto abrangerá inicialmente os serviços da Secretaria da OAB Paraná. Numa etapa posterior serão incluídos os demais setores da seccional.

Por meio das ferramentas disponíveis, os processos ganharão mais celeridade. Até a implantação do projeto, os requerimentos eram manuais: era necessário baixar os documentos no site, imprimir, preencher manualmente as solicitações, digitalizar e enviar por e-mail para abrir um protocolo na Secretaria.

Agora, ao escolher o requerimento desejado, a assinatura do profissional é feita automaticamente por login e senha. Além disso, anexados os documentos solicitados, o próprio sistema identificará o setor e o processo será encaminhado automaticamente, trazendo celeridade ao processo.

“O projeto demandou anos de esforços. A entrega desta primeira fase, com efeitos concretos e práticos para os advogados, é motivo de muito orgulho para nós”, frisa a presidente Marilena Winter.

OAB Digital – Protheus

Já o OAB Digital – Protheus/TOTVS é fruto de mais de 4 mil horas de trabalho. O desenvolvimento do sistema contou com a expertise de 30 técnicos da área de tecnologia e mais de 3 mil horas de implementação. As operações tiveram início no dia 16 de setembro e serão acompanhadas por 30 dias com a equipe técnica, visando garantir a efetividade do sistema.

O projeto Protheus permitiu avanços importantes no setor financeiro: os pagamentos cairão de forma automática e o processo de entrada de notas fiscais será importado, sem a necessidade de digitar manualmente, como anteriormente. Também serão automatizados processos de envio de pagamentos, otimizando e garantindo mais segurança ao trabalho de todos os setores envolvidos no processo financeiro.

A OAB Paraná também adquiriu o sistema PMS – Módulo de Controle de Projetos, que permite controlar todos os eventos e projetos que envolvem verbas e orçamentos da instituição.