O presidente em exercício da OAB Paraná, Fernando Deneka, se reuniu na manhã da sexta-feira (14/6) com representantes da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) para tratar da programação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (22 de julho). A data foi instituída em memória da advogada Tatiane Spitzner, vítima desse crime, e será marcada por ações de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher, entre elas caminhadas nos municípios paranaenses.
Na capital, a caminhada do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio será realizada em parceria com a seccional paranaense e outras instituições, com ponto de encontro na Praça Santos Andrade. Outros municípios também já confirmaram iniciativas semelhantes e contarão com o apoio das subseções da OAB.
Os dados apontam para a gravidade da situação no estado. Apenas em 2023, foram registradas 231.864 ocorrências em todo o estado, conforme relatório do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR).
A advocacia paranaense marcou presença na última edição da caminhada do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A mobilização contou com a presença da conselheira federal Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, que veio à capital paranaense especialmente para o evento (relembre aqui).
A reunião contou com as presenças da ouvidoria da Mulher Advogada da OAB Paraná, Márcia de Fátima Leardini Vidolin Dresch; da diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Mariana Machado Neris; pelo diretor geral da SEMIPI, Diego Buligon; e pela coordenadora de Enfrentamentos às Violências contra as Mulheres, Jucelma Silveira.