OAB-PR entrega credenciais a 25 novos advogados em sessão de compromisso coletivo

Em compromisso coletivo conduzido pela advogada Fernanda Valério, diretora da jovem advocacia da OAB Paraná, a seccional recebeu 25 novos advogados no auditório da OAB Paraná na manhã desta terça-feira (2/7). A mesa diretiva foi composta pela conselheira estadual Laola Marinho de Oliveira e pelo advogado Daniel de Araújo Cabral, delegado da Caixa de Assistência dos Advogados em Paranaguá.

“Temos plena consciência dos inúmeros desafios que a jovem advocacia irá enfrentar, por isso pensamos o Projeto Sexto Ano, que consiste em uma série de benefícios que irão auxiliá-los no primeiro ano da jornada como profissionais”, destacou Fernanda Valério. Ela enalteceu ainda as estruturas oferecidas pela OAB Paraná no Edifício Maringá e no Edifício René Ariel Dotti, a capacitação permanente em todas as áreas oferecida pela Escola Superior de Advocacia (ESA), os benefícios da OABPrev-PR e da Caixa de Assistência dos Advogados.

“Eu gosto muito de uma frase de Ruy Barbosa que diz assim: não há nada mais relevante para a vida social do que o senso de formação de justiça. Tenho certeza que, dentre tantos balizadores, esse foi um dos que os trouxe até aqui e espero que esse senso também os conduza nesta trajetória. Sejam bem-vindos à OAB”, pontuou Fernanda.

A advogada Kawany Victória Ricci Afez a leitura do juramento. Coube ao advogado Guilherme Rodrigo Karnikowski, de 25 anos, a saudação em nome do grupo. Emocionado, ele destacou os desafios da trajetória até conquistar a inscrição da OAB-PR e aconselhou os colegas: “exerçam a advocacia com consciência, com justiça. Defendam o que é certo, defendam os bons valores da nossa advocacia”.

A conselheira estadual Laola Marinho de Oliveira destacou as diversas possibilidades proporcionadas pelo Direito. “Revisitando a minha história, lembro que no final da faculdade comecei a estagiar em um escritório de advocacia. Lá vivenciei o dia a dia de uma profissão que não é fácil, que demanda muito trabalho. Foi lá que apurei o meu olhar e comecei a enxergar profissionais não só comprometidos com seus clientes, mas apaixonados pela profissão. Foi nesse momento que decidi ser advogada”, disse.

“Ser advogado é apaixonante e uma atividade de grandes emoções”, prosseguiu Laola. “Desejo que todos vocês sigam conferindo aos clientes e à sociedade os frutos dessa entrega à profissão”, disse, destacando alguns conselhos, como cultivar a mesma dedicação a todos os processos e clientes e sempre entregar o melhor.

Responsabilidade

Luma Peres Candido da Cruz destacou os sentimentos de realização e de responsabilidade perante a nova profissão. “É uma oportunidade de poder contribuir e retribuir para a sociedade o privilégio que tive de fazer faculdade porque sabemos que não é todo mundo que teve essa oportunidade. Pretendo retribuir com uma boa justiça, uma boa interpretação das leis”, disse.

“Chegar até aqui significa vencer uma grande batalha, seja na faculdade, seja na vida, é momento muito importante, muito feliz para todos, porque defenderemos a ordem jurídica e defender o semelhante é muito importante”, destacou a advogada Thays do Prado.

Conquista

Para Cleverson Guilherme Lentz, a solenidade de compromisso coletivo representa o encerramento de um ciclo. “Esse momento é um marco, uma virada de chave que vem no decorrer de um período de dez anos, contando com a graduação. Tive muitas dificuldades, portanto o dia de hoje é uma grande conquista. A data de hoje representa a colheita dos frutos, olho para trás e vejo que valeu a pena”, frisou.

A advogada Thamires Cristine da Silva, de Fazenda Rio Grande, também comemorou com a família a conquista. O percurso de Thamires no Direito começou há 11 anos. “Ingressei na faculdade em 2001, acabei trancando, comecei novamente em 2015, tranquei mais uma vez, até que decidi que era realmente o que eu queria e que gostaria de voltar. A questão financeira era uma questão e me esforcei para conquistar uma bolsa 100% integral no Prouni. Fiz a minha inscrição na faculdade e nesse meio tempo engravidei da minha filha, que hoje tem 5 anos”, conta.

“Ingressei na faculdade grávida, minha filha nasceu, logo em seguida veio a pandemia. Tive que conciliar os estudos em casa, com um bebê pequeno. Voltei a estudar presencialmente com a ajuda da minha família. Sempre falava que não tinha a intenção de ser advogada, mas com o passar dos períodos comecei a criar alguma identificação. Foi então que decidi fazer a prova do Exame da Ordem, passei na primeira fase e me preparei para a segunda fase. Passei em ambas na primeira tentativa e hoje estou aqui realizando um sonho que talvez eu nem soubesse que eu tinha, mas que hoje enxergo como um presente”, conta Thamires.