A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e a secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Santiago, se reuniram na manhã desta terça-feira (30/4) com o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, para tratar dos desdobramentos da nova etapa da operação contra o golpe do falso advogado. Também estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Advocacia, Ygor Salmen, e o delegado de Polícia Civil Valderes Luiz Scalco.
Rockembach e Scalco afirmaram que a investigação será conduzida com prioridade. “A reunião foi bastante produtiva. Reforçamos a necessidade da manutenção das operações que foram bem sucedidas na primeira fase, mas o golpe lamentavelmente persiste, vitimando pessoas de boa-fé e também advogados. A OAB segue firme acompanhando essas investigações, com o compromisso da Polícia Civil em seguir nas ações com efetividade”, destacou Marilena Winter.
Denúncias
No último mês de março, a OAB Paraná emitiu um novo alerta à advocacia e à sociedade em relação aos chamados golpes do falso advogado. A seccional recebeu 115 denúncias no primeiro quadrimestre de 2024, o equivalente a uma denúncia por dia. No período de 2022 a 2024 foram contabilizadas 570 denúncias.
O número crescente de denúncias de abordagens a cidadãos que têm processos tramitando na Justiça, com a alegação de que é necessário fazer um depósito para que o valor supostamente ganho na ação seja liberado, chamou a atenção das instituições.
À exemplo da campanha anterior, que culminou em uma operação realizada pela Polícia Civil no dia 22 de novembro de 2023 no Paraná e no Ceará, a OAB orienta que as partes entrem em contato diretamente com o seu advogado antes de realizar qualquer pagamento ou depósito.
Orientação
A OAB também orienta que a advocacia mantenha atualizado o cadastro na seccional. Assim, caso o cliente precise entrar em contato com seu advogado ou sua advogada para confirmar informações, ele conseguirá se comunicar com facilidade.
Outra medida que a OAB Paraná recomenda é avisar os clientes sobre a possibilidade desse tipo de abordagem, esclarecendo que nenhum pagamento deve ser realizado por boleto ou pix sem a confirmação da procedência com a equipe do escritório. É importante reforçar os números de contato e, se possível, as pessoas que devem confirmar esse tipo de informação. A OAB Paraná disponibiliza um canal para denúncias para profissionais que sejam vítimas de golpes com a utilização indevida de seu nome ou com a abordagem a seus clientes para atos de má-fé.