Em reunião na última terça-feira (14/01) com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, para entrega do convite da posse da nova diretoria da OAB Paraná, o presidente da seccional, Luiz Fernando Casagrande Pereira, e a vice-presidente Graciela Marins apresentaram uma proposta de parceria entre a instituição, o município e governo estadual com foco na advocacia dativa.
O projeto consiste na implantação de um espaço de cidadania em Curitiba com estrutura de atendimento adequada aos advogados dativos e à população. No Paraná, são quase 21 mil advogados atuando como defensores dativos, que atenderam, nos últimos três anos (até junho de 2024), 425 mil demandas em todo o estado.
Eduardo Pimentel enalteceu a importância da iniciativa e afirmou que aguardará a conclusão do projeto da OAB para prosseguir com as ações necessárias para criação do convênio. O prefeito reafirmou também a importância de manter a harmonia entre os Três Poderes. “Vamos mostrar que Curitiba esteve alinhada nos últimos oito anos com os demais poderes da cidade e que a paz política vai permanecer nos próximos anos”, declarou Eduardo.
A procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, acompanhou a reunião e reconheceu a importância da atuação da advocacia dativa no acolhimento e no atendimento à população mais vulnerável, principalmente nos atendimentos que envolvem o Direito Penal e o Direito de Família.
Posse
A cerimônia de posse das novas Diretorias da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), bem como do Conselho Pleno da seccional, está marcada para as 19h30 do dia 29 de janeiro, na Ópera de Arame (Rua João Gava, 920, Curitiba). Os empossados conduzirão as instituições ao longo do triênio 2025-2027.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Curitiba