OAB-PG firma parceria com a prefeitura para implantação de projeto no cadeião da cidade

O presidente da OAB Ponta Grossa, Edmilson Schiebelbein, a vice-presidente, Rubia Goedert, e representantes da Comissão de Direitos Humanos da instituição receberam o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto, e a equipe do programa Feira Verde, para discutir a implantação do projeto na Cadeia Pública Hildebrando de Souza. A reunião aconteceu na tarde de ontem (3), na sede da Subseção.

Atualmente o projeto é desenvolvido em 170 pontos, da área urbana e zona rural, abrangendo 80% da cidade. A implantação no cadeião surgiu através da diretoria do presídio, que procurou a Secretaria, devido a grande demanda de recicláveis no local. Junto com o programa, a equipe Feira Verde também levará palestras ao presídio, objetivando a conscientização dos presos no que diz respeito à questão social do projeto, sua importância e o funcionamento.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção, João Maria de Goes, explica que a OAB Ponta Grossa terá um papel importante no sentido de contribuir com a empregabilidade dos presos, através de palestras. “Ele está preso, mas irá voltar para a sociedade, e, a partir do momento que ele tem essa consciência, pode verificar nisso a empregabilidade para ele e sua família, pois o programa Feira Verde envolve questões de Agricultura Familiar e de subsistência. É uma iniciativa muito interessante. Se ele cometeu um equívoco e veio a estar preso, não pode ser excluído da sociedade e esse é um meio de incluí-lo e trazê-lo para o lado bom”, avaliou.

Para Gustavo Ribas Netto, a participação da Ordem será de suma importância para a realização do projeto. “A OAB tem uma representatividade e força muito grande na sociedade. Então a parceria faz com que a gente ganhe e atinja mais pessoas, além de estarmos direcionando isso numa camada societária que, muitas vezes, não é atingida, como os apenados, que são pessoas que precisamos incluir na sociedade. A Ordem com certeza é uma boa ferramenta para isso”, avaliou.

Fonte: Assessoria de Imprensa OAB-PG