O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, o presidente da subseção de Cornélio Procópio, Márcio Aurélio do Carmo, e o advogado Júlio Bittencourt integraram a comitiva que esteve na tarde desta terça-feira (24/5) no Tribunal de Justiça do Paraná para pleitear a construção do novo fórum de São Jerônimo da Serra. Os integrantes da comitiva saíram satisfeitos da reunião com o compromisso do presidente do TJ-PR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, de autorizar a obra e dar início à construção ainda este ano.
Para o vice-presidente da seccional, a conquista traz uma simbologia – a de que a advocacia tenha as portas abertas e ingresse efetivamente no fórum, podendo instalar em seu interior a Sala da OAB. “Atualmente a Sala do Advogado fica num espaço externo, em frente ao fórum. Tivemos que alugar um local para que os advogados contem com serviços de apoio no seu dia a dia”, explica Deneka.
O presidente da subseção de Cornélio Procópio lembra que a construção de um novo fórum é um pleito antigo. “O prédio atual é obsoleto, muito precário, tanto para advocacia como para o Tribunal de Justiça e para o Ministério Público. Não tem acessibilidade, não tem segurança, e isso traz um problema também para os jurisdicionados. A obra vai favorecer muito a advocacia local”, enfatizou Márcio do Carmo. São Jerônimo é uma das comarcas do norte do estado que estão na área de abrangência da OAB Cornélio Procópio.
Representante da advocacia de São Jerônimo da Serra, o advogado Júlio Bittencourt disse que a comunidade espera um fórum mais moderno, que possa abrigar também a Sala da OAB. “A comarca tem aproximadamente 8 mil processos, o fórum é antigo, inacessível para pessoas com deficiência e está desatualizado. É uma luta e uma conquista, já que o presidente do TJ-PR se comprometeu com o início das obras ainda este ano e com a conclusão em 12 meses”, relatou.
Participaram da reunião o prefeito do município, Venícius Djalma Rosa, o presidente da Câmara Municipal, vereadores, além dos deputados Luiz Cláudio Romanelli e Alexandre Curi, entre outras autoridades.