A caravana OAB Paraná Total passou por Cidade Gaúcha na última sexta-feira (15) e levou um presidente de seccional pela primeira vez ao município, que faz parte da subseção de Cianorte. Cássio Lisandro Telles ouviu a advocacia do local, que reclamava por estar em uma região isolada e nunca ter sido lembrada. Entre os temas em pauta esteve questão carcerária e a advocacia dativa.
A cadeia pública local tem 12 vagas e, atualmente, está com uma ocupação de 43 detentos. As unidades das cidades de Rondon, Nova Olímpia e Tapira estão interditadas e todos as pessoas detidas são enviadas para Cidade Gaúcha. Segundo os advogados, as condições no ambiente carcerário são desumanas.
Também esteve em debate a advocacia dativa, iniciativa muito elogiada pelos presentes, assim como a lei sobre o tema, que se refere ao convênio da OAB Paraná com o governo do estado. Os profissionais presentes aproveitaram para solicitar mais informações sobre o tema.
O fórum foi apontado como adequado, pois funciona em novas instalações. E o desempenho da magistrada que atua na localidade foi definido como satisfatório, pois os processos têm tramitado com relativa celeridade.
Na avaliação do presidente Cássio Telles “a reunião foi muito profícua”. Além dele, participaram da reunião o diretor tesoureiro da seccional, Henrique Gaede, o diretor de Prerrogativas, Alexandre Salomão, o presidente da subseção, André Brianese Porto, o ex-presidente, Rafael Gonzalez, e a representação do conselho seccional.