Na manhã desta terça-feira (01/11) a OAB seguiu acompanhando o cumprimento do mandado de desocupação nas escolas públicas de Curitiba. Os estudantes do Colégio Estadual Tiradentes, no Centro, não ofereceram resistência e retiraram seus pertences após receberem o aviso da oficial de Justiça Renata Nogueira.
A OAB Paraná esteve representada pelo presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Anderson Rodrigues Ferreira, e pela advogada Myrtes Rotolli de Macedo. A desocupação foi acompanhada pelo defensor público Lauro Gondim Guimarães.
No Colégio Estadual Tiradentes chamou a atenção a má conservação das instalações gerais, situação anterior à ocupação, conforme atesta o diretor Dario Zocche. “Arrumamos as calhas há dois anos, mas choveu muito e é preciso renovar. Havia um aditivo para isso, mas foi cortado”, explicou.
A desocupação do Colégio Estadual Professor Cleto também ocorreu pacificamente. Na vistoria, a diretora constatou que não houve depredação, mas que alimentos e material de limpeza em estoque foram usados pelos estudantes.
No início da tarde, o mandado de reintegração foi cumprido no Colégio Estadual Elias Abrahão, no Cristo Rei, e no Colégio Estadual Amâncio Moro, no Jardim Social. No Colégio Elias Abrahão todos os alunos já haviam saído pela manhã. Inclusive as aulas já recomeçaram. No caso do Colégio Amâncio Moro, apenas um aluno fez a vistoria do prédio junto com a oficial de justiça, a diretoria da escola e representantes da OAB e Conselho Tutelar.
A desocupação também foi tranquila nos colégios Paulo Leminski e Cecília Meirelles, que foram vistoriados na sequência. À tarde, além da advogada Myrtes Rotolli de Macedo, também representaram a OAB as advogadas Camila Rodrigues Forigo e Danielle Christianne da Rocha.