A OAB Paraná realiza nesta semana o 5º Seminário de Direito Previdenciário. O evento, realizado nos dias 29 e 30, concluiu uma série de atividades realizadas pela Comissão de Direito Previdenciário da seccional ao longo dessa gestão. O tema principal foi Nova Advocacia Previdenciária.
Durante a abertura do evento, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, definiu a comissão de Direito Previdenciário como um “motor de eventos”, que trabalhou muito nesses últimos três anos. Ele ressaltou que os eventos realizados sempre estiveram lotados. “Há um interesse gigantesco da advocacia em debater os grandes temas do direito previdenciário”, disse Noronha. O presidente destacou também a importância do envolvimento da advocacia com o tema diante de uma reforma que está em amplo debate. “É preciso elogiar o que precisa ser elogiado e criticar com veemência o que precisa ser criticado”, concluiu.
O presidente da comissão, Leonardo Zicarelli Rodrigues, classificou o evento como o encerramento de um ciclo. Ele comemorou a grande adesão da advocacia às atividades realizadas. Desde reuniões – em que debatiam temas como prerrogativas, política judiciária, realização de eventos, capacitação de advogados, relacionamento com INSS e com a AGU – até projetos de mais fôlego. O OAB nas Escolas passou por 26 instituições só em 2018 e a as Caravanas da Reforma Previdenciária, teve edições que chegaram a ter 400 participantes. Outro destaque foi o INSS digital; a seccional do Paraná foi a primeira a firmar esse termo de cooperação.
Durante a conferência de abertura, a mesa foi presidida pela advogada e ex-presidente da comissão Melissa Folmann. Ela destacou o trabalho realizado pela advocacia paranaense da área. “A nossa Comissão é a mais atuante quando se fala em matéria previdenciária. Posso afirmar isso pois viajo o Brasil inteiro”, elogiou. A conferência teve como palestrantes os juristas Vicente de Paula Athayde, Marcelo Barroso e Jarbas Biagi.