A Comissão de Direitos do Idoso da OAB Paraná, o Lions Clube Curitiba Batel e o Instituto Amigos da Pessoa Idosa (IAI) promovem nesta quinta-feira (24) o I Seminário de Pessoas Idosas do Século XXI – PI-21 – Nosso Futuro. O evento irá reunir especialistas em um debate sobre as principais demandas da terceira idade, que deverá representar 15,13% da população do Paraná em 2030, de acordo com a projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O coordenador geral do evento, João Dario de Oliveira, explica que a proposta é suscitar a reflexão acerca da forma como as pessoas idosas vêm sendo tratadas no Paraná e propor políticas públicas que serão elencadas na “Carta de Curitiba da Maturidade – O que Queremos”.
Entre as pautas de trabalho estão discussões sobre a implantação da Delegacia de Polícia Especializada na Pessoa Idosa; a criação de um Centro de Referência para a Pessoa Idosa (acolhimento e primeiros socorros para pessoas idosas vítimas de violência); a instalação do Pronto Socorro no Hospital da Pessoa Idosa; e o Direito de Internamento Direto.
O evento será realizado no auditório da OAB Paraná, das 8h30m às 18h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do Lions Clube (clique aqui). A organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado à instituição assistida pelo Lions Clube.
Os participantes receberão certificado emitido pelo Núcleo de Pesquisa de Produto Orientado para Tecnologia Assistiva do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS, da Escola Politécnica da PUC-PR.
Serviço:
I Seminário de Pessoas Idosas do Século XXI
Data: 24 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: Auditório da OAB-PR
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível.
Informações: pi21@lions.org.br