O Direito do Agronegócio foi tema da última reunião aberta das Comissões de Direito Agrário e do Agronegócio e da Advocacia Iniciante. O encontro, realizado na última sexta-feira (31), na sede da Seccional, contou com palestras ministradas por Carlos Araúz Filho, Gabriel Placha, Rafaela Aiex Parra, Mara Freire Rodrigues de Souza e Thiago Gardai Collodel. O evento contou com a participação de mais 100 inscritos, entre advogados, advogadas, membros de ambas as comissões e de comissões das subseções e estudantes de Direito.
O secretário da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio, Gabriel Placha, saudou os presentes e a mesa, agradecendo a diretoria da OAB Paraná pelo apoio institucional, na pessoa do presidente Cássio Telles e da vice-presidente Marilena Winter. O vice-presidente da comissão, Caio Marcio Eberhart, destacou a importância do agronegócio para a economia e, consequentemente, para a advocacia iniciante.
O presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio, Carlos Araúz Filho, proferiu palestra sobre o Sistema do Agronegócio e sua Importância para a Advocacia, destacando a relevância do agronegócio no Paraná, no Brasil e no mundo, e a necessidade de difundir o conhecimento para que a Advocacia Iniciante possa ter oportunidades de atuar no setor.
O advogado Gabriel Placha tratou da Advocacia Tributária no Agronegócio, destacando que os profissionais que queiram atuar na área devem, primeiro, conhecer a realidade do setor e que existem muitas oportunidades para a Advocacia Iniciante.
Em seguida, os membros da Comissão discorreram sobre temas diversos. Rafaela Aiex Parra tratou da Sustentabilidade no Agronegócio, Mara Freire Rodrigues de Souza sobre a Resolução de Conflitos no Agronegócio e Thiago Gardai Collodel sobre as Relações de Trabalho no Agronegócio.
Por fim, o presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Wagner Mauricio de Souza, destacou a importância dos temas discutidos e como podem representar oportunidades para a Advocacia Iniciante.