OAB Paraná sedia congresso voltado a debater questões jurídicas do segmento de seguros

A Comissão de Direito Securitário da OAB Paraná realiza na tarde desta sexta-feira (6/10), na sede da seccional, o congresso com o tema “Contrato de seguro em pauta – Homenagem a João Gilberto Possiede”. O evento reúne a advocacia que atua no mercado de seguros em debates sobre as questões relevantes deste ramo do direito e numa homenagem a uma das principais lideranças do segmento securitário no Paraná e no país.

A programação teve início com a homenagem a João Gilberto Possiede, que esteve presente e, emocionado, ouviu de vários participantes palavras de agradecimento por sua dedicação ao desenvolvimento do mercado de seguros. Foram 70 anos de atuação nessa área. Possiede foi presidente do Sindicato das Seguradores do Paraná e Mato Grosso do Sul por 30 anos, presidente da J. Malucelli Seguros e um dos criadores do seguro garantia, uma modalidade que visa reduzir o risco de contratos públicos e privados.

“Tenho a honra e a emoção de estar falando em nome da advocacia diante de uma pessoa que representa um orgulho para todos os paranaenses. Somos muito gratos pelo seu trabalho”, disse a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

O presidente da Comissão de Direito Securitário, Luiz Assi, abriu os trabalhos destacando que o evento cumpre um dos objetivos da comissão. “Nos trabalhamos para fomentar e disseminar a cultura e o conhecimento dessa poderosa ferramenta de desenvolvimento econômico, que nasceu nos primórdios sob uma ótica simples, de solidarização de riscos, mas sempre atual e eficiente, pelo simples fato de que os riscos sempre existirão”, afirmou.

Questões ligadas à aplicação de juros moratórios nos seguros de automóveis, desafios e oportunidades do setor e boa-fé contratual estão em debate. O congresso encerrou com a participação do ministro do STJ, Joel Paciornik, abordando o tema “A relevância da questão de direito federal infraconstitucional como requisito de admissão do recurso especial”.

Antes de sua palestra, o ministro foi recebido pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e pelo diretor tesoureiro da seccional, Luiz Fernando Pereira.