OAB Paraná recebe o novo presidente eleito do TRE-PR

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, recebeu nesta segunda-feira (15/01) o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, eleito o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) para o biênio 2024-2025, e o desembargador Luiz Osório Moraes Panza, que estará à frente da vice-presidência e corregedoria regional eleitoral.

Bengtsson tomará posse  no próximo dia 2 de fevereiro,  em substituição ao desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Ele estará à frente da Corte durante as eleições municipais de 2024.

O incentivo à participação das mulheres na política e em cargos de chefia, a inclusão de pessoas com deficiência e o combate às fake news estiveram entre os temas em pauta na reunião.  Segundo o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, as três agendas são comuns às instituições e irão nortear a nova gestão do TRE-PR.  

 “É uma grande satisfação estarmos aqui na OAB. Temos prioridades em comum com a OAB, como a participação feminina. Temos o exemplo da experiência da OAB, com o empoderamento e a maior participação da mulher, e a questão das pessoas com deficiência. Queremos a inclusão e iremos trabalhar para isso. Outro ponto comum é a questão das fake news, de informação à população paranaense, que a OAB também tem feito um trabalho excelente a respeito”, disse Bengtsson.

Eleições

O desembargador Luiz Osório Moraes Panza pontuou que o ano será de muito trabalho. “Estamos num ano eleitoral municipal. Estas são eleições complexas. Pode parecer que não, mas são muito localizadas e são 399 municípios no Paraná. Como lembrou o desembargador Bengtsson, teremos que combater fake news, qualquer tipo de preconceito, agressão a candidatas, magistradas e servidoras. Essa será uma preocupação da Corregedoria, inclusive, dar atendimento nessas searas que que irão trabalhar juízas e servidoras”, disse.

Outra prioridade da gestão, segundo Panza, será o atendimento aos cidadãos. “Trabalharemos para que a população paranaense possa participar da eleição de maneira tranquila, democrática, sem qualquer tipo de atropelo. As preocupações são muitas porque o mundo gira e a modernidade trouxe uma complexidade maior.  A questão da informática e da tecnologia é o nosso desafio”, pontuou. 

Trabalho conjunto

A presidente Marilena Winter  enalteceu a parceria histórica entre as instituições e frisou que a OAB Paraná segue à disposição para novos projetos e parcerias em defesa da cidadania. “A OAB tem uma parceria importante com o TRE-PR. Desejamos muito sucesso à nova cúpula diretiva da Corte, que dará sequência ao brilhante trabalho realizado pelo desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura à frente da última gestão”, destacou. 

Também estiveram presentes o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, os juízes-membros da Corte,  Anderson Ricardo Fogaça; Guilherme Frederico Hernandes Denz; Thiago Paiva dos Santos; Julio Jacob Junior;  e o desembargador Naor Ribeiro de Macedo Neto.