Novos advogados e advogadas iniciaram a jornada na profissão durante o compromisso coletivo realizada nesta terça-feira (19), no auditório da OAB Paraná. A solenidade chamou atenção pela predominância de mulheres entre os compromissandos, 31 em total de 35. A diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, conduziu a solenidade, que teve como secretária a vice-presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados, Adriana Gluck Camargo.
Fernanda apresentou aos novos profissionais os benefÃcios disponibilizados pela OAB, especialmente os que fazem parte do Programa 6° Ano. Ela também falou das entidades da OAB Paraná que prestam assistência aos profissionais em diferentes aspectos: a Escola Superior da Advocacia (ESA), a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e a OABPrev.
A nova advogada Renata Moreno dos Santos discursou em nome das novas profissionais, “mulheres, que são filhas, esposas, mães, verdadeiras forças da natureza”, descreveu. Ela enfatizou a oportunidade de agradecer. “Gratidão é sempre poderosa e transformadora. Cada história de vida tem a sua beleza. Não conheço todas, mas sei que tiveram muita determinação, sacrifÃcios, sorrisos, lágrimas, presenças e ausências. Ao falar sobre gratidão, falo sobre o que nos une. A pessoa grata não esquece aqueles que a ajudaram no caminho. Uma pessoa grata também é generosa e aprende a ser empática. Quero agradecer a vocês e a mim, por termos perseverado e hoje estarmos compartilhando esse momento”, concluiu Renata.
O novo advogado Fabiano Damico destacou o fato de a grande maioria do grupo que prestou compromisso nesta terça-feira ser formado por mulheres. “Somos minoria e fico feliz, acho importante, reflete um pouco da nossa sociedade. Quebramos algumas barreiras em nossa realidade, em uma profissão que antes era resguardada aos homens. Outra identidades de gênero terão também mais espaço com o tempo. E gosto de pensar assim”, disse o advogado, que trouxe a esposa como madrinha de seu compromisso.
A vice-presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção Dados lembrou aos novos profissionais sua responsabilidade enquanto advogados. “Somos imprescindÃveis à administração da Justiça. Temos a obrigação de lutar por uma sociedade mais igualitária”, disse Adriana. Ela também convidou os colegas iniciantes a participarem dos dos grupos de estudo trabalho da comissão, para atuar como pesquisadores ou ouvintes.
O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Walney Coleto Subtil, se apresentou fazendo sua sua autodescrição para as pessoas com deficiência visual, como ele. “Fico feliz em saber que as mulheres estão ocupando o lugar que lhes é de direito. Caros compromissandos, não consigo enxergar o sorriso de vocês, mas consigo sentir daqui a alegria de todos”, disse. “Como advogados, vocês recebem a missão de lutar pela Justiça em um paÃs com uma imensa desigualdade como o nosso, que requer muita coragem e determinação”, acrescentou.
“Ao longo dessa jornada, vocês vão sentir a importância da advocacia no contexto social da profissão. Vão atender as diversas demandas, desde brigas de vizinhos até demandas que têm a tutela de direitos fundamentais, como a liberdade e a justiça”, explicou Subtil. Ele também falou sobre o trabalho da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem uma atuação no sentido de promover inclusão na sociedade e garantir as prerrogativas dos advogados com deficiência.