Uma sessão presencial de compromisso coletivo marcou a programação de eventos da OAB Paraná na tarde da quinta-feira (17). Realizada paralelamente à primeira reunião administrativa do Conselho Pleno, o ato solene foi conduzido pelo vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, e marcou a entrada de 50 novos profissionais nos quadros da seccional.
“Este é um marco de celebração pelo término da vida acadêmica e início de uma nova fase em que a arte de advogar deverá fazer parte da vida de todos. Advogar é trabalhar em constante serviço aos supremos valores que regem a vida de uma sociedade democrática”, disse a advogada Daniela Ballão Ernlund, a quem coube a saudação aos novos colegas. A data foi especialmente importante para a ex-conselheira estadual da OAB, que pôde entregar na ocasião a carteira de advogado para o filho, Felipe.
O mesmo desejo de promover a justiça social que mobilizou as duas gerações de advogados inspirou também Giulia Nascimento Moraes a escolher a carreira de Direito. Primeira da família a exercer o ofício, a jovem advogada escolheu o ramo do Direito Previdenciário para atuar. “Desde muito jovem tive um senso de justiça e sempre achei que o Direito se encaixaria para o que eu queria para a minha vida. Esta data representa a concretização de um sonho, o fechamento de um ciclo de muitos anos de estudo”, disse.
Ao se dirigir aos compromissandos, o vice-presidente Fernando Deneka ressaltou a importância de uma conduta ética, que respeite a confiança depositada pelos clientes no trabalho da advocacia. Ele lembrou ainda que a luta do advogado não se resume apenas às causas: “lutem pela sociedade, lutem pela democracia”, afirmou. Os novos profissionais também foram recebidos pelos conselheiros estaduais Christhyanne Bortolotto e Julio Brotto, que dividiu com os colegas algumas lições que aprendeu com o jurista paranaense René Ariel Dotti. Confira a íntegra dos discursos no canal da OAB Paraná no Youtube.