OAB Paraná recebe novos advogados em compromisso coletivo

Em compromisso coletivo realizado na manhã desta terça-feira (14/5), a OAB Paraná recebeu novos advogados. A solenidade foi conduzida pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério. A sessão foi secretariada pela advogada Ana Eliete Becker Macarini Koehler, que integra o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná. O coordenador de fiscalização da seccional, André Portugal Cezar, compôs a mesa e teve a missão de saudar os novos profissionais. Os presentes repetiram as palavras do juramento que foram proferidas na tribuna por Adriana Aparecida Meira, a primeira a receber suas credenciais.

Após a entrega das carteiras, dois novos advogados também ocuparam a tribuna para falar sobre a importância da ocasião. “Este dia marca o início de um tempo repleto de desafios e oportunidades. Que possamos colaborar e aprender uns com os outros, crescendo rumo à excelência. Assumimos hoje um compromisso sincero e duradouro com a justiça e a verdade”, disse Letícia Kleina Borosch, 22 anos, graduada pela PUC-PR.

Gilson de Lima Pereira, de 63 anos, fez questão de manifestar sua fé. Praticante do islamismo, ele expressou sua gratidão e votos de sucesso aos colegas. “Desejo a todos os novos advogados que aqui estão muita saúde física, mental e espiritual, assim como paz no lar, para que possam ter sucesso em suas carreiras. Quero ingressar nas comissões e convido a todos a fazerem o mesmo.”

Planos

Colegas desde a graduação na FAE, Maria Vitória Macarini Koehler, de 23 anos, e Atanael Luiz do Nascimento, 36 anos, falaram, antes do início da solenidade, sobre seus próximos passos. “Minha mãe é advogada e conhecendo a profissão sei que vou gostar muito de atuar e de estudar sempre. Tenho planos de seguir no Direito Administrativo. Não me vejo exercendo outra atividade e pretendo ficar na advocacia por toda a vida”, contou Maria Vitória, que recebeu o certificado das mãos da mãe, Ana Eliete.

“Direito é minha segunda graduação, a primeira foi em Teologia. Sonho um dia ser juiz, mas vou começar pela advocacia, nos campos administrativo e tributário. Na FAE nos apresentaram o programa Sexto Ano e pretendo aproveitar seus benefícios”, disse Nascimento.

Saudação

Na oração dirigida aos novos advogados, André Portugal Cézar lembrou a todos que a advocacia transforma. “Conheçam a profissão, o Estatuto da OAB, o Código de Ética e Disciplina e os provimentos da Ordem. Isso é fundamental para a prática segura e ética da advocacia”, orientou. Cézar destacou ainda a importância do estudo para a evolução profissional neste tempo em que o direito, como quase todas as demais áreas do conhecimento, está em transformação. “Atenta também a esta necessidade esta casa oferece cursos por meio da ESA. Também destaco a relevância das comissões, uma importante fonte de networking que vocês se integrem à Ordem e à classe”, disse, pouco antes de encerrar sua saudação com o poema “O Sonho”, de Clarice Lispector (confira abaixo).

Para mais imagens, acesse a pasta do evento no perfil da OAB PR no Flickr.

O Sonho - Clarice Lispector

Sonhe com aquilo que você quer ser,

porque você possui apenas uma vida

e nela só se tem uma chance

de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.

Dificuldades para fazê-la forte.

Tristeza para fazê-la humana.

E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor das oportunidades

que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.

Para aqueles que se machucam

Para aqueles que buscam e tentam sempre.

E para aqueles que reconhecem

a importância das pessoas que passaram por suas vidas.