OAB Paraná recebe cúpula do Tribunal de Justiça em sessão do pleno

A sessão do Conselho Pleno da OAB Paraná, na última sexta-feira (14/7), foi marcada pela presença do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, do corregedor-geral de Justiça, Hamilton Mussi Corrêa, do corregedor da Justiça, Roberto Antônio Masssaro, e de desembargadores do quinto constitucional da advocacia. Os magistrados prestigiaram a homenagem feita pela seccional às desembargadoras aposentadas Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Vilma Régia Ramos de Rezende e Rosana Amara Girardi Fachin, que também foram representantes do quinto constitucional.

O presidente do TJ-PR agradeceu o convite e rendeu suas homenagens à presidente Marilena Winter e aos ex-presidentes da OAB Paraná, que “se desdobraram e colocaram toda energia em projetos e ações que fazem a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná figurar entre as mais respeitadas do Brasil”.

Keppen enalteceu o instituto do quinto constitucional da advocacia nos tribunais. “A presença do quinto é fundamental para que tenhamos sempre um olhar para a situação dos advogados. O quinto traz essa sensibilidade muito grande que precisamos ter para compreender a atuação do profissional. Cada vez que temos uma situação que mexe com a atuação da advocacia, chamo meus colegas do quinto para trocarmos ideais e nos ajudar nessa interlocução, como a que temos com a dra. Marilena Winter”, disse o presidente do TJ-PR.

Citando as três homenageadas, a presidente Marilena Winter à frente da OAB Paraná e a ministra Rosa Weber na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Keppen destacou a presença feminina nas estruturas da justiça. “Os espaços femininos estão sendo ocupados e é assim que deve acontecer. Este ano comemoramos os 300 anos da justiça togada no estado do Paraná. É uma honra podermos estar vivenciando este momento de valorização das mulheres em nossas instituições”, declarou.

Respeito

Para a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, a presença dos desembargadores na sessão denota respeito à advocacia. “É possível que a justiça seja alcançada por todos com um aprimoramento cada vez maior do diálogo interinstitucional”, disse a presidente, citando o exemplo da prontidão com que o desembargador Keppen atendeu a demanda da advocacia pela prorrogação dos prazos processuais da última quinta-feira, em razão dos problemas de conexão do Projudi provocados pelo temporal.

“Medidas fundamentais pela retomada da normalidade da prestação jurisdicional, no nosso Tribunal de Justiça do Paraná, foram adotadas e são reconhecidas pela advocacia paranaense como de alta eficiência”, destacou. Marilena lembrou que o TJ-PR detém índices de eficiência e de resultados que o colocam entre os melhores do país.

“Nós, advogadas e advogados, temos procurado contribuir com a nossa parte. Quando levamos problemas para Vossa Excelência, para toda a cúpula e para a Corregedoria, não é no sentido de apontar erros, mas sim de identificar onde a advocacia, em nome dos cidadãos, está sentindo e apontando caminhos que podem ser aperfeiçoados”, explicou. “Aproveitando a visita muito cordial de Vossas Excelências, manifestamos a nossa gratidão e o compromisso de que seguiremos trilhando nessa seara, mantendo sempre a independência e os propósitos da advocacia”, afirmou Marilena ao encerrar a solenidade.

Além do presidente e dos corregedores do TJ-PR, a sessão contou com a presença dos desembargadores do quinto constitucional da advocacia Ana Cláudia Finger, Priscilla Placha, José Hipólito Xavier da Silva, Telmo Cherem, Ramon de Medeiros Nogueira, Andrei de Oliveira Rech e Domingos José Perfetto, e também do desembargador Tito Campos de Paula. A sessão do Conselho Estadual também foi prestigiada por ex-presidentes da seccional e conselheiros federais.