OAB Paraná recebe 70 novos advogados em compromisso coletivo

Em compromisso coletivo realizado na manhã desta terça-feira (23/7), a OAB Paraná recebeu 70 novos profissionais da advocacia. A solenidade foi conduzida pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério. A sessão foi secretariada pelo advogado Rafael Aggens Ferreira da Silva, presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da seccional.

O conselheiro estadual Renato Andrade compôs a mesa e teve a missão de saudar os novos profissionais. A conselheira Laisa Fernanda Alves Vieira também compôs a mesa diretiva. Os presentes repetiram as palavras do juramento que foram proferidas na tribuna por Isabelli Izilda Correa Prodossimo. Fernanda Valério anunciou, em seguida, a exibição do vídeo sobre o programa Sexto Ano e antecipou que novidades do programa devem ser anunciadas em breve.

Ousadia

Após a entrega das carteiras, a advogada Elayne Conceição Camargo Roloff também ocupou a tribuna para falar se manifestar em nome do grupo. “Tenho três minutos para falar, o tempo de preparo de um macarrão instantâneo. Quero recordar que as maçãs já caiam de árvores antes que Isaac Newton visse o fenômeno e enunciasse a lei da gravitação universal. Ou seja, o que parece óbvio e natural também precisa ser vislumbrando de forma diferente. Assim como o macarrão instantâneo pode ser somente isso ou se transformar um prato gourmet, enriquecido com outros ingredientes. Nos preparamos na universidade por cinco anos, mas o que somos é fruto de transformações ocorridas ao longo de toda a nossa história. Temos usar essas ferramentas da vida toda para ousar como Newton, para dar sabor ao nosso macarrão. Para, enfim, buscar nosso diferencial”, exortou.

Saudação

Na oração dirigida aos novos advogados, Renato Andrade falou sobre a permanente emoção diante da advocacia. “Sou um sujeito feliz. Apesar de advogar ininterruptamente há mais de 40 anos venho a uma solenidade como esta e ainda fico emocionado. Me emociono com os pais e com os demais amigos e familiares que chegam aqui para assistir à entrega de credenciais”, disse.

Andrade também aconselhou os jovens advogados a seguirem seu coração em seu desejo por justiça. “Renato Russo nos versos de uma canção perguntou: ‘Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração?´. Advoguem com com o coração. O coração leva à razão. E a razão leva à felicidade de advogar”, aconselhou.

A presidente de mesa também fez recomendações aos profissionais pouco antes do encerramento da cerimônia. “Hoje vocês vivem um dia extraordinário. Mas tenham sempre em vista que para cada cliente, será o dia extraordinário o dia em que forem procurar por vocês com a causa que os move”, lembrou Fernanda Valério.

Mais registros fotográficos serão disponibilizados na conta da OAB Paraná no Flickr algumas horas após a solenidade. Acesse aqui.