A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, representou a advocacia paranaense na posse solene do novo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, e dos demais membros da nova cúpula diretiva eleita para o biênio 2023-2024. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (3/2) na sede da corte, em Curitiba, e transmitida ao vivo pelo canal do TJ-PR no Youtube.
Tomaram posse também a desembargadora Joeci Machado Camargo (1ª vice-presidente); o desembargador Fernando Antônio Prazeres (2º vice-presidente); desembargador Hamilton Mussi Corrêa (corregedor-geral); o desembargador Roberto Antonio Massaro (corregedor); o desembargador Fernando Ferreira de Moraes (ouvidor-geral) e o desembargador Ruy Alves Henriques Filho (ouvidor).
Sintonia
A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, saudou o novo presidente e todos os demais eleitos para a cúpula diretiva. “Como representante da advocacia paranaense, sinto-me honrada em participar desta solenidade trazendo os cumprimentos de mais de 83 mil advogados e advogadas. Temos o propósito de trabalhar em sintonia com o tribunal, unidos pelo espírito da Justiça. Assim foi na gestão que se encerra. Estamos ansiosos para trabalhar também com a nova cúpula, liderada pelo eminente Desembargador Keppen”, disse.
Ela destacou o compromisso da corte com o aprimoramento da Justiça, lembrando que o TJ-PR foi premiado pelo CNJ, pelo terceiro ano consecutivo, pelos critérios de produtividade, governança, transparência, dados e tecnologia, com índices que vêm melhorando ano a ano. “A gestão conduzida pelo desembargador José Laurindo, iniciada no auge da pandemia, deixa a marca de medidas fundamentais pela retomada da normalidade na prestação jurisdicional, como a volta das audiências de custódia presenciais e do plantão judiciário, a reabertura dos fóruns, o investimento no primeiro grau, dentre eles a contratação de novos servidores, novos concursos para magistrado com aumento de 10% do quadro, a criação de novas comarcas, novas turmas de julgamento e de unidades jurisdicionais”, enalteceu Marilena.
“Queremos, desembargador Keppen, seguir trilhando juntos a senda da justiça social, que leva à efetividade do Direito e a uma sociedade mais fraterna, igualitária e também, na defesa permanente das instituições republicanas. Temos convicção de que assim será, como indica sua admirável biografia de bons serviços prestados aos paranaenses nas trincheiras da Justiça”, prosseguiu a presidente da seccional.
“A missão não é simples e o atual momento clama por sabedoria. O Brasil enfrenta dificuldades de grande envergadura nos âmbitos político, econômico, social e moral. A capacidade de diálogo com respeito às diferenças precisa ser urgentemente restaurada. Os ideais de paz, justiça, fraternidade e ética não sucumbiram porque, felizmente, nossas instituições têm se mostrado maiores que os ataques violentos, insanos e inaceitáveis contra os Poderes, os arroubos dos que tentaram atropelar a Constituição e, de forma insidiosa, desprezam a democracia”, disse (confira a íntegra).
União
Em seu discurso, Keppen descreveu a sua trajetória profissional, agradecendo a todos a que dela fizeram parte. Disse que nos seus 33 anos de carreira manteve contatos com advogados, defensores e promotores, dentro das boas relações institucionais, e agradeceu o apoio que nunca faltou da classe dos advogados.
Keppen se comprometeu buscar melhorias nas condições de trabalho e a exercer uma gestão compartilhada, respeitando as diferenças. “Buscaremos o estreitamento de relacionamento com os demais poderes e instituições. Tudo faremos para reduzir com máximo rigor as intolerâncias, a discriminação, a violência em suas múltiplas formas. A democracia não evolui senão pela força do respeito, do diálogo e da diversidade. Eis a nobre missão que nos aguarda, juntos, de mãos dadas, magistrados, advogados, promotores, defensores, notários e servidores”, conclamou.
Graduado pela PUC-PR em 1986, Keppen é mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Sua carreira na magistratura começou em 1989, tendo atuado nas comarcas de Umuarama, Alto Paraná, Campo Mourão, Londrina e Curitiba. A dedicação à docência correu sempre em paralelo, tendo lecionado em diversas instituições de ensino superior do Paraná. No dia 15 de março de 2013, tomou posse como desembargador do TJPR. Em 2015, assumiu a vice-presidência e a corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e, no ano seguinte a presidência daquela corte.
Já foi membro e diretor de outros órgãos do judiciário, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). E também seguiu para a área educacional. Pela Amapar, ministrou cursos na área do Direito Penal na Alemanha, entre 2014 e 2017, além de ser coautor e organizador de três livros e autor de diversos artigos em revistas especializadas na área do Direito.
Autoridades
Participaram da solenidade o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, o ministro Luiz Edson Fachin, representando a presidência do Supremo Tribunal Federal, o ministro do STF, Dias Toffoli, a ministra do Superior Tribunal do Trabalho, Morgana Richa, o procurador-geral do Estado, Gilberto Giacóia, e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Jederson Suzin, entre outras autoridades.
A cerimônia contou com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná, e do quarteto de sopros e cantores da Camerata Antiqua de Curitiba.
Crédito fotográfico: Roberta Ling Arzua/OAB-PR
Cúpula Diretiva do TJPR – biênio 2023-2024:
Presidente
Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen
1ª Vice-presidente
Desembargadora Joeci Machado Camargo
2º Vice-Presidente
Desembargador Fernando Antônio Prazeres
Corregedor- Geral
Desembargador Hamilton Mussi Corrêa
Corregedor
Desembargador Roberto Antonio Massaro
Ouvidor-geral
Desembargador Fernando Ferreira de Moraes
Ouvidor
Desembargador Ruy Alvez Henriques Filho
Órgão Especial
Além do Presidente, do 1º Vice-Presidente e do Corregedor-Geral da Justiça, membros natos do Órgão Especial, passam a compor como membros efetivos os desembargadores:
Espedito Reis do Amaral
Rogério Etzel
Francisco Cardozo Oliveira
Roberto Portugal Bacellar
Luciano Carrasco Falavinha Souza
Jorge de Oliveira Vargas
Fabian Schweitzer
José Sebastião Fagundes Cunha
Membro do Órgão Especial oriundo da Advocacia
Desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende
Membro do Órgão Especial oriundo da carreira do Ministério Público
Desembargador Domingos Thadeu Ribeiro da Fonseca
Conselho da Magistratura
Desembargador Antonio Carlos Ribeiro Martins
Desembargador Rui Portugal Bacellar Filho
Desembargador Paulo Cezar Bellio
Desembargador Octavio Campos Fisher