OAB Paraná prestigia inauguração da nova sede da Junta Comercial

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, representou a seccional na cerimônia de inauguração da nova sede da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O prédio, que fica na Rua Ébano Pereira, 309, no Centro de Curitiba, e foi inaugurado pelo governador em exercício Darci Piana na manhã desta terça-feira (2/7), foi comprado em novembro de 2023 por R$ 10,4 milhões. Também participaram da solenidade o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; e o presidente da autarquia, Marcos Rigoni.

O local funcionará como sede administrativa e para eventuais atendimentos aos clientes, já que atualmente quase todos os serviços da instituição também podem ser acessados de forma eletrônica. A Jucepar completa 132 anos em 2024 e é uma das Juntas mais antigas do Brasil. A sede da Rua Barão do Serro Azul funcionava em um prédio da década de 50 construído como supermercado do Exército e que precisou ser adaptado ao longo dos anos. Com o tempo, o espaço ficou insuficiente para a realidade da Jucepar, dificultando a sua modernização.

“A Junta Comercial do Paraná tem se destacado como uma das mais eficientes do país nos últimos anos, facilitando o processo daqueles que querem empreender em nosso Estado. A nova sede é um reconhecimento ao bom trabalho que vem sendo feito pela equipe e uma garantia da continuidade de melhoria dos processos com menos burocracia”, declarou Piana.

Segundo o presidente da Junta Comercial, Marcos Rigoni, a mudança é expressiva para a instituição. “A Junta Comercial do Paraná deu mais um grande passo na sua história vencedora. É na Junta Comercial onde ocorrem a abertura de novas empresas que contribuem com o desenvolvimento da economia estadual”, concluiu Rigoni.

“A nova sede da Jucepar dará mais conforto para os vogais e demais funcionários, mas especialmente aos usuários, que já podem fazer quase todos os processos online. O Paraná é o estado do Sul mais rápido na abertura de empresas e estamos indo muito bem nesse trabalho de digitalização dos processos. Com o decreto de baixo risco das atividades avançaremos mais ainda, com muitas empresas podendo obter alvará e fazer o registro na Junta online”, disse o secretário Ricardo Barros.

A presidente da OAB Paraná ressalta a importância da Jucepar para o estado. “A Junta é uma referência nacional em termos de eficiência e isso tem impacto positivo sobre toda a cadeia econômica do Paraná, inclusive para a advocacia. O mais admirável é que mesmo com altos índices de desempenho, com menos de 24 horas para a abertura de uma empresa, a Junta está sempre buscando formas de elevar seu padrão de atendimento”, frisa Marilena Winter.

O assessor da presidência da OAB Paraná, Ricardo Miner Navarro que foi estagiário da Jucepar e, já como advogado, atuou como vogal da autarquia por 8 anos, destaca: “Esta sede é uma importantíssima conquista para todo o setor produtivo do Paraná. Foi especialmente emocionante a homenagem aos saudosos Marisa Salomão, João Luiz Biscaia, Valdir Milicio, Eraldo Pereira e Sidmar Cavet. São pessoas que dedicaram a vida à Junta”.

Avanço

O investimento faz parte de um processo de modernização e regionalização dos serviços da Junta feito em parceria com prefeituras, associações comerciais e sindicatos. Em outubro, o Paraná reduziu em 16 minutos o tempo médio de abertura de empresa em relação a setembro, chegando a 13 horas e 38 minutos de prazo médio para registro de um novo negócio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), mantendo a liderança na região Sul no que se refere a esse quesito.