A OAB Paraná se integra à iniciativa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e conclama a advocacia a participar da caminhada do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, 22 de julho, em Curitiba e nas subseções. A mobilização integra a campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, que busca promover outras ações de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher.
Em Curitiba, a caminhada começa ao meio-dia, saindo da Praça Santos Andrade, percorrendo a Rua XV de Novembro até a Boca Maldita. A concentração começa às 11h30, em frente à Universidade Federal do Paraná. Os participantes devem vestir camiseta branca. Faixas, bandeiras e balões brancos simbolizando a paz também serão usados para atrair a atenção da população para a causa.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei 19.873/2019, um ano após a morte da advogada Tatiane Spitzer, de Guarapuava, vítima desse crime. Os dados apontam para a gravidade da situação no estado.
Em 2022, foram registrados pelo Tribunal de Justiça do Paraná 44.493 casos de violência doméstica. Foram 274 casos de feminicídio ou tentativas de feminicídio. Mais de 30 mil mulheres receberam medidas protetivas de emergência aplicadas pelo TJ-PR no ano passado.
Assim como em Curitiba, a caminhada deverá acontecer nos municípios do interior do estado, por convocação da Secretaria da Mulher e de outros órgãos e instituições apoiadoras. A OAB Paraná irá convocar a advocacia também nas suas subseções, com apoio das Comissões da Mulher Advogada e de Estudos sobre Violência de Gênero.