OAB Paraná parabeniza desembargadora Lídia Maejima, eleita primeira mulher presidente do TJ-PR

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) definiu, nesta segunda-feira (11/11,) a nova cúpula diretiva da Corte para o biênio 2025-2026. A desembargadora Lídia Maejima foi eleita presidente e será a primeira mulher da história a ocupar o cargo de chefe do Poder Judiciário paranaense.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, destacou que a desembargadora eleita detém todos os méritos e qualidades para exercer essa função. “A dra. Lídia Maejima tem um histórico exemplar como magistrada. Já participou da cúpula do tribunal ocupando outros cargos e sempre atuou de forma efetiva. Foi alguém com que se manteve fácil diálogo em prol da advocacia, mantendo as portas abertas para a OAB. Cumprimentamos a desembargadora por esse feito. Sua eleição é histórica, pois representa as mulheres no Judiciário”, disse a presidente da OAB Paraná.

Após o resultado, a presidente eleita do TJ-PR agradeceu a confiança. “Terminada a eleição, o momento é de união e diálogo institucional. Tenho plena consciência da redobrada responsabilidade que recai sobre meus ombros não só pela missão de dirigir o quarto maior tribunal do nosso país, mas também por ser a primeira mulher a receber esta nobre missão”, declarou.

“Reafirmo a todos que meu único propósito ao me dispor a dirigir este tribunal é o de fazer o melhor pelo nosso Judiciário para consequentemente proporcionar a melhor prestação jurisdicional para o povo do estado do Paraná”, completou a desembargadora Lídia Maejima.

O atual presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, parabenizou a nova presidente. “Nós todos desejamos que possa realizar um profícuo trabalho coroando com muito êxito uma belíssima história dentro desta honorável Corte. Parabéns e conte com o apoio integral deste tribunal para a sua gestão”, afirmou.

Também foram eleitos para a cúpula os desembargadores Hayton Lee Swain Filho como 1º vice-presidente; Fábio Haick Dalla Vecchia como 2º vice-presidente; Fernando Wolff Bodziak como corregedor-geral da Justiça; e Ana Lúcia Lourenço como corregedora. O novo ouvidor-geral será Ruy Alves Henriques Filho e o ouvidor será José Américo Penteado de Carvalho.

Perfil

Lídia Maejima em Arapongas (PR) e se formou em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, turma 1981. Entrou na carreira da magistratura paranaense mediante concurso público. Nomeada em 19 de junho de 1984, atuou como juíza substituta nas comarcas de União da Vitória, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu. Após novo concurso, como juíza de direito, judicou nas comarcas de Pérola, Andirá, Goioerê, Cascavel e Londrina.

No dia 31 de agosto de 2007 foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lecionou as disciplinas de “Direito Civil” e “Introdução ao Estudo do Direito”, na Faculdade de Direito da Unipar. Na EMAP/Londrina, lecionou “Deontologia do Magistrado”, “Direito de Família e Sucessões” e “Prática de Processo Penal”.

Fonte: TJ-PR