OAB Paraná lança Programa 6º ano, iniciativa inédita voltada à jovem advocacia

A OAB Paraná lançou nesta terça-feira (12) o Programa 6º ano, iniciativa voltada à jovem advocacia que é uma das medidas destaque da atual gestão e é inédita em todo o Sistema OAB. O objetivo é incrementar o acolhimento, o apoio e a orientação à advocacia em início de carreira. O lançamento ocorreu durante uma solenidade de compromisso coletivo realizada na sede da seccional, que contou com a participação 132 novos advogados e advogadas.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, presidiu o evento. Também participaram da solenidade o secretário-geral, Henrique Gaede; a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago Sarmento; o diretor-tesoureiro, Luiz Fernando Casagrande Pereira; a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Fabiano Baracat; a diretora da CAA-PR, Caroline Cavet; e o diretor de direito privado da ESA Paraná, Gustavo Teixeira Villatore. Também participaram o diretor-presidente da OABPrev-PR, José Manuel Justo Silva, e o diretor do Sicoob Advocacia, Marco Antonio Sbissa.

“Para nós, da diretoria da OAB Paraná, é um dia extremamente significativo, porque estamos lançando um projeto muito querido, que é o Programa 6º ano. Estamos trabalhando para que essa iniciativa se concretize e sirva de incentivo e estímulo à carreira dos novos advogados e advogadas”, ressaltou Marilena. “Queremos dar apoio a vocês em seu sexto ano, que é o primeiro ano da sua vida na advocacia. São benefícios que representam uma acolhida, um voto de sucesso, um incentivo e estímulo. A OAB está ao lado de todos vocês”, concluiu a presidente da seccional.

Medidas exclusivas fazem parte do programa no primeiro ano de atuação profissional, como o direito à carteira provisória até que a Carteira da OAB seja emitida; pin da OAB Paraná, que garante acesso às unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), além de uma série de benefícios e descontos especiais.

O diretor-tesoureiro da seccional, Luiz Fernando Pereira, apresentou o Programa 6º Ano aos novos advogados. “Nós nos realizamos muito quando sentimos que estamos entregando algo para a advocacia. É isso que alimenta a nós que estamos dedicando nosso tempo aqui na Ordem”, afirmou ao agradecer ao grupo de trabalho que ajudou a formatar o programa e aos colaboradores da OAB. Foram 15 reuniões para superar todos os obstáculos e finalizar o projeto.

“A doutora Marilena concebeu esse programa ainda na campanha. Ela nos disse: ‘pensem em tudo o que o advogado precisa ter quando estreia na advocacia’. A ideia foi condensar tudo que Ordem realiza e muito mais no Programa 6º ano”, explicou. “Todo esse pacote é algo que a gente pensou para que vocês possam começar a advogar no dia seguinte com todas as condições para competir com os advogados que já estão colocados no mercado”, explicou Pereira.

Por fim, o diretor-tesoureiro falou sobre a importância ter vocação, que ele considera o maior insumo para a profissão. “Advogar é se apaixonar pela causa alheia. Se você sofrer com derrota do seu cliente e vibrar com a vitória, você está vocacionado”, finalizou Pereira.

Benefícios

Uma das oportunidades que o novo programa 6º ano proporciona é um pacote de cursos EAD da Escola Superior da Advocacia (ESA-PR) com 90% de desconto, selecionados especialmente para os profissionais em início de carreira. As temáticas abrangem diversas áreas do direito e aspectos práticos do dia a dia da profissão, como gestão de tempo e de escritórios de advocacia.

Na OABPrev PR, os planos contratados pela advocacia em início de carreira terão um aporte de R$100 (cem reais). E a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) disponibiliza diversos benefícios, como programas de saúde e esporte, convênios com comércio e prestadores de serviços, além de atividades culturais.

Outras possibilidades que os novos advogados passam a ter são linhas especiais de crédito para capital de giro e incentivos aos escritórios para aquisição de software e de equipamentos. Essa opção é fruto de uma parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).  A jovem advocacia conta ainda com inscrição gratuita na sociedade individual; acesso ao recorte; certificado digital gratuito e acesso grátis ao Jus Brasil por um ano.

O presidente da CAA-PR, sintetizou a diversidade de iniciativas e serviços do Sistema OAB: “O Sistema OAB não se resume à fiscalização e à defesa da lei como muitos acreditam. A Ordem é uma entidade sui generis como já definido pelo STF, que atua como entidade de classe, é intransigente na defesa da lei, da Constituição Federal, das prerrogativas, mas também atua na formação profissional, na saúde, na previdência complementar, nos esportes, no lazer, na cultura, na seguridade e na assistência. O Programa 6º Ano tem esse objetivo de fazer com que os advogados conheçam todo esse sistema”, apontou Baracat.

Futuro

“Não existe independência do ser humano sem independência financeira. E a advocacia necessita cuidar da própria advocacia”, afirmou Marco Antonio Sbissa, diretor do Sicoob Advocacia. “Cumprimento a OAB Paraná por estar irmanada com a cooperativa de crédito para trazer o melhor a vocês”, concluiu.

“Queremos despertar em vocês a atenção para pensar no futuro. Se preocupem com o futuro no presente. Lá na frente vocês vão precisar ter uma vida mais tranquila. E a OABPrev está aqui para ajudar vocês nisso”, disse o diretor-presidente da OABPrev-PR, José Manuel Justo Silva.

O coordenador de direito privado da Escola Superior da Advocacia (ESA), Gustavo Villatore, explicou aos novos advogados que a ESA Paraná é uma “entidade tradicionalíssima, que sempre esteve a serviço da capacitação e aprimoramento permanentes da advocacia paranaense”. “Zelar pela formação dos advogados sempre foi preocupação da OAB Paraná, buscando promover conhecimento, atualização e habilidades voltadas para o exercício profissional.”

Confira as impressões dos novos advogados sobre o programa 6º Ano:


“É tudo o que o jovem advogado precisa, porque ele sai com um número da Ordem, mas fica meio perdido – o que eu vou fazer, como vou angariar cliente, como vou montar meu escritório. E hoje, nesse juramento, tive uma grata surpresa em saber que a OAB estará colaborando conosco com esse projeto do 6º Ano.
Kayoana Adornes Galeazzi, formada pela Universidade Positivo

“Achei o programa muito interessante. Antes da cerimônia já vim meio preocupado de como começar. Tem que tirar o certificado digital, adquirir o tolken e depois? E a partir do momento em que chegamos na cerimônia e vimos essa oportunidade do 6º Ano, acabamos tirando aquele peso inicial. Os primeiros passos sempre são os mais difíceis e hoje me senti muito valorizado pela OAB.”
Thiago Aguiar Vilena Simões, formado pela Uninter

“Achei a iniciativa, além de muito inovadora, um passo inicial fundamental na minha vida de advogado. É muito gratificante saber que a nossa comunidade profissional está olhando para aqueles que mais precisam, que são os advogados iniciantes. Estou entusiasmado e agora encorajado a iniciar a minha carreira jurídica. Também acho fundamental os advogados se especializarem numa área e acredito que esses vários cursos oferecidos vão ajudar a dar um norte para aqueles que ainda não definiram em qual área se especializar."
Gustavo Machado Kulisky, formado pelo Unicuritiba

“A iniciativa é muito interessante porque, como advogados iniciantes, nos sentimos desnorteados, inseguros, ainda mais num mercado competitivo como este. Considerei o programa bem acolhedor e bem didático. É uma demonstração de que a instituição realmente está olhando para os seus profissionais. Pretendo aproveitar todos esses benefícios, especialmente os cursos.”
Gabriela Gonzaga de Souza Castro, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa