A Comissão de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes da OAB Paraná lançou na última quarta-feira (26) a obra “Direitos da Criança e do Adolescente: Reflexões e desafios”. A publicação traz reflexões relacionadas às particularidades da população infanto juvenil em 12 artigos científicos com temáticas diversificadas. Os trabalhos são assinados por advogados membros da Comissão e autoridades integrantes do Sistema de Justiça do Estado do Paraná, entre outros profissionais convidados.
Disponível na Biblioteca Digital para download, a obra é coordenada pelos advogados Bruna Saraiva e Fernando César Domingues da Silva. “Condensar em um livro o fruto do esforço e da inquietação das diferentes falas e saberes que se interconectam em torno de um dos temas mais importantes em termos de políticas públicas e de futuro dos direitos e garantias fundamentais é um trabalho que merece o apoio e a admiração de todos”, destaca a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, no Prefácio da obra.
“É uma honra entregar à sociedade uma obra que propõe importantes reflexões sobre densas temáticas que atingem o público infanto juvenil. Com esta publicação, mais uma vez, a OAB Paraná confirma seu compromisso social para a concretização das garantias constitucionais destinadas às crianças e aos adolescentes, reconhecendo-os como sujeitos de direitos e protagonistas da própria história, ao mesmo passo em que atribui à família, sociedade e estado a responsabilidade pela preservação do seu pleno desenvolvimento neuropsicomotor, característicos da etapa inicial da vida”, destaca Bruna Saraiva.
“E como mencionei na obra: “e que não nos falte fôlego no trilhar cinzento em busca da efetivação dos direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes e na necessária semeadura da cultura protecionista, cada vez mais urgente”, conclui.