A OAB Paraná comunica, com grande pesar, o falecimento do ex-presidente José Cid Campêlo (1989-1991).
Nascido em 14 de março de 1932, em Paranaguá, Campêlo formou-se na Faculdade de Direito de Curitiba em 1958. Era também formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Antes da carreira jurídica, atuou como delegado regional de polícia em Laranjeiras do Sul e como chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Negócios e Assistência Social.
Foi Procurador do Estado do Paraná e lecionou Direito Público na Faculdade de Administração Professor De Plácido e Silva, em Curitiba. Nos anos 90, por escolha da presidente Violeta Chamorro, foi nomeado cônsul honorário da Nicarágua no Paraná.
Por seu trabalho consular, recebeu a medalha José Dolores Estrada, outorgada pelo presidente nicaraguense Arnoldo Aleman. Dentre as demais homenagens recebidas ao longo de sua carreira destaca-se a Ordem do Pinheiro, no grau de comendador, recebida em 2001.
Na seccional paranaense da OAB foi presidente no triênio 1989-1991 e também conselheiro federal de 1993 a 1995. Em 2011, ele recebeu da mãos do então presidente José Lúcio Glomb uma homenagem pelos 50 anos de exercício profissional.
“Cid Campêlo foi advogado até os últimos dias de sua vida, sempre dedicado e estudioso. Advogado da militância dos balcões e tribunas forenses, exerceu a presidência da OAB, sempre lutando pela reconquista da democracia. Ainda na última eleição da OAB, fez questão de comparecer para votar, demonstrando o carinho pela instituição que presidiu. Aliás, tal qual a seccional, contava 86 anos de idade. É uma triste perda para a classe jurídica, porém seu legado de bons exemplos e realizações orientará sempre a atual e as futuras gerações”, afirma Cássio Telles, presidente eleito da OAB Paraná.
O corpo será velado das 8h às 11h deste sábado (5/1), no Cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 292, Curitiba), também local do sepultamento.
Aos familiares, expressamos nossas condolências.