OAB Paraná lamenta a morte do advogado Edésio Passos

Faleceu na manhã desta terça-feira (9/8) em Florianópolis (SC) o advogado Edésio Franco Passos, de 77 anos.  O velório será nesta quarta-feira (10), das 8h às 15h, na sala Esmeralda da Capela Vaticano, em Curitiba (Rua Desembargador Hugo Simas, 26 – Bairro São Francisco).  Em seguida, o corpo será trasladado para o crematório de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A notícia está no blog Caixa Zero, da Gazeta do Povo.

A OAB Paraná lamenta a perda e expressa suas condolências à família e aos amigos.

Nascido em Tomazina, Edésio formou-se em Direito pela UFPR em 1961 e registrou-se na Ordem dos Advogados do Brasil em março de 1962. Edésio foi um dos advogados mais renomados do Paraná, atuando sobretudo na área trabalhista. Ajudou a fundar a Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas e o Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná, defendendo principalmente sindicatos e trabalhadores. Atuando também como jornalista, chegou a ser preso durante o regime militar. A luta pela redemocratização do país após a ruptura imposta pela ditadura é uma das principais marcas de sua carreira.

Em 1991, Edésio elegeu-se deputado federal pelo PT, partido que ajudou a fundar. Foi também diretor administrativo de Itaipu. Em 2012, quando celebrou 50 anos de advocacia, Edésio foi homenageado em Foz do Iguaçu pela OAB Paraná, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) pelas cinco décadas de dedicação profissional. A solenidade foi prestigiada por seus filhos, André e Ana Beatriz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *