A OAB Paraná inaugura nesta sexta-feira (27), em sua sede, a mostra Fronteiras em Aberto, uma das exposições do circuito da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Os trabalhos de Zig Koch, Marcelo Conrado, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto (VIDAL), Aurélio Peluso, Roberta Ling, António Franchini, Tânia Buchmann, Alexandre Linhares e Thifany, Hélio Dutra e Débora Ling poderão ser conferidos até o dia 31 de outubro.
“Nos contornos das interconexões e interseções fronteiriças, a Mostra Bienal OAB-PR convida seus visitantes a realizar o salto no fazer artístico, tomando impulso na potência do olhar sensível que todo indivíduo traz consigo. Desde as aparentes diferenças temáticas das obras componentes da mostra, emergem ricos diálogos em torno do contundente invisível-nosso-de-cada-dia. É a aventura da experiência do transbordamento, no dizer de Barthes, a partir de reflexões e alteridades”, destacam as curadoras da mostra, Carmem Íris Parellada Nicolodi e Maria Ângela de Novaes Marques.
Segundo as curadoras, o tema da exposição aponta “o significativo deslocamento do conceito de fronteira para bordas extremas – muito além da tradição geográfica ou política -, tensionando o imaginário plural informado por aspectos da profunda complexidade do século XXI: tecnologias emergentes, crises humanitárias, riscos ambientais, desencaixes e reconfigurações de pertencimento sociopolíticos”.