A nova sede da OAB Pato Branco foi inaugurada na noite do último sábado (6/4) em solenidade conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. O espaço passou por ampla reforma para garantir mais conforto para a advocacia da região, que passa a contar com uma estrutura de 732 metros quadrados, incluindo um auditório para 144 pessoas.
A solenidade reuniu representantes das diretorias da seccional paranaense, da subseção de Pato Branco, presidida pela advogada Tânia Mara Martini, e do Conselho Federal da OAB. Estiveram presentes a secretária-geral adjunta Roberta Santiago; o diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira; a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério; o procurador nacional adjunto das prerrogativas, Cássio Telles; a conselheira federal Silvana Niemcewski; o membro honorário vitalício da OAB-PR, Juliano Breda; a conselheira estadual Jociane Silvestri; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPR), Kelly Cristina Souza; e outras autoridades.
A sessão também foi prestigiada pela vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan; pela presidente da coordenadora do Colégio de Presidentes de Subseção, Maressa Pavlak Melati; pelo diretor tesoureiro da CAAPR, Cleverton Cremone; pelas diretoras da CAAPR, Edmeire Aoki Sugeta e Caroline Amadori Cavet, pelo vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ítalo Tanaka; pelo presidente da 12ª turma doTED, Eduardo Munareto; pelo coordenador de Direito Privado da ESA-PR, Gustavo Villatore, o vice-presidente da subseção de Pato Branco, Luiz Fernando de Oliveira Viana Filho; o tesoureiro da subseção de Pato Branco, Gabriel Zottis, os membros honorários vitalícios da OAB Pato Branco, Augusto Renato Penteado Cardoso e Janio Santos de Figueiredo.
“Ampliada, esta sede servirá ainda melhor à advocacia, oferecendo serviços e desdobrando aqui as lutas travadas na seccional e no Conselho Federal”, destacou Marilena Winter. “Esta subseção, como podem constatar, esteve sempre em dignas mãos. Com justiça, no dia 14 de agosto de 2012, a OAB Pato Branco, à época presidida por Luiz Antônio Corona, ganhou uma sede própria, inaugurada numa cerimônia que reuniu o então presidente do Conselho Federal da OAB Ophir Cavalcante Junior”, relembrou.
“O tempo passou, as novidades e desafios vieram e as necessidades da advocacia foram ampliadas. Pós pandemia percebemos que apesar do trabalho remoto são cada vez mais relevantes os espaços em que podemos nos encontrar para debater ideias, para fazer cursos de aprimoramento que nos preparem para as inovações, para conviver enfim. Assim, passamos às obras que ampliaram a sede da OAB Pato Branco com um segundo piso que não fazia parte da construção original”, pontuou a presidente da seccional.
Com as obras, o auditório foi ampliado para receber 144 pessoas. Com a área liberada no térreo, o espaço de convivência também foi revitalizado, e a subseção ganhou também uma área dedicada às famílias. “Na soma, a advocacia desta região, que inclui também as cidades de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara d´Oeste, Martinópolis, São João, Sulina e Vitorino, conta agora com uma sede de 732 metros quadrados”, frisou Marilena.
Bandeiras
Marilena Winter também destacou na oportunidades algumas lutas e conquistas da instituição, como a criminalização do desrespeito às prerrogativas de advogadas e advogados no primeiro ano da atual gestão, o plano de interiorização que o Conselho Federal pôs em marcha em 2022 e, no Paraná, o projeto “Valorização da Advocacia”.
“O que não se pode esquecer, o que não se pode perder de vista é que para conseguir novas vitórias a advocacia deve sempre permanecer unida. Isso não quer dizer que pensemos todos da mesma maneira. Absolutamente não. Faz parte da nossa vida conviver com o contraditório é a essência da nossa profissão. Num âmbito de liberdade, como felizmente é o sistema OAB, as divergências sempre existirão, são naturais. Mais: são bem-vindas, posto que nos levam ao debate, à reflexão, ao amadurecimento. Contudo, muito maiores são as causas que nos unem. Maiores são os desafios conjuntos que temos para vencer juntos. Queremos todos a democracia, a liberdade, a aplicação da lei, o respeito aos ditames da Constituição Federal, o respeito à nossa profissão, às nossas prerrogativas”, frisou Marilena.
Interiorização da Ordem
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, fez questão de enviar uma saudação especial à advocacia paranaense. “Infelizmente não pude estar presente para inaugurar a revitalização e ampliação da sede de Pato Branco, mas tenho certeza que representa um marco importantíssimo não apenas para a advocacia paranaense, mas, principalmente, para os profissionais da região. Recebi inúmeras fotos e pude ver o quão linda está a sede, refletindo o merecido prestígio da advocacia paranaense”, disse.
“Quero expressar meus sinceros parabéns à combativa presidente Marilena Winter pelo incansável trabalho à frente da OAB-PR e estender meus cumprimentos a todos os dirigentes da seccional. Como presidente do CFOAB sempre defendi a interiorização da Ordem como um de nossos compromissos fundamentais, e consorciado com a nossa OAB do Paraná, o CFOAB contribui desde a primeira fase na obra da subseção. Esta inauguração vai além da simples abertura de um novo espaço físico que simboliza o nosso comprometimento com esta causa, assegurando a estrutura necessária para que todos possam exercer a profissão de maneira eficaz e digna”, pontuou Simonetti.
A presidente da OAB Pato Branco, Tania Mara Martini, destacou que a nova sede atenderá aos anseios de toda a advocacia local. “Advogados e advogadas, esta casa é de vocês. Há muito o que comemorar. Uma história a se preservar e outra a construir a partir de hoje. Exaltemos as criações, mas não sucumbamos a elas. De nada valerão estas paredes se não formos capazes de responder aos anseios da advocacia e da sociedade. Esta é a casa da advocacia, é para servir à advocacia e que ela, sim, continue a sua missão de defender a ordem jurídica e o estado democrático de direito”, disse.
A vice-presidente da CAAPR, Kelly Cristina Souza, frisou que “para além de um prédio moderno e funcional, a sede incrementará as ações que a diretoria da subseção vem desenvolvendo e que dignificam a OAB”. “A CAA não poderia deixar de estar presente nesta noite cheia de significado para a advocacia de Pato Branco”, afirmou. “Esta obra é um exemplo da premissa de que não há diferença entre os advogados que atuam em grandes centros daqueles que atuam no interior. Equalizando as diferentes realidades da advocacia, seguimos firmes no plano de interiorização, à exemplo do CFOAB. Trabalhamos diuturnamente pela melhoria constante dos serviços prestados a toda a advocacia”, destacou.