OAB Paraná inaugura fotografia de Lucia Beloni na Galeria da Medalha Vieira Netto

A OAB Paraná realizou na noite desta sexta-feira (13/7) a cerimônia de descerramento da fotografia da advogada Lucia Beloni Corrêa Dias na Galeria da Medalha Vieira Netto. Localizada no hall do auditório da seccional, a galeria é composta por todos os que receberam a honraria instituída no ano 2000 e concedida a cada três anos pelo Conselho Seccional.

“Lucia Beloni foi escolhida pela sua trajetória e pelas suas muitas qualidades – uma grande advogada, professora de Direito Penal e Processual Penal, e idealizadora do projeto OAB Cidadania. Ela lutou e defendeu esse que é um dos projetos mais bonitos da OAB Paraná. Só isso já seria motivo para ser homenageada. Trata-se de um projeto de caráter humano inquestionável”, disse a presidente Marilena Winter, ressaltando que este é o momento de eternizar na galeria de grandes de juristas paranaenses o nome de Lucia Beloni.

A conselheira federal Silvana Niemczweski deu o seu depoimento sobre a trajetória de Lucia Beloni e demonstrou a sua admiração pessoal pela homenageada. “Obrigada pela sua advocacia, pelo seu coração gigante”, disse Silvana, fazendo um breve relato do início da carreira da advogada desde quando chegou ao Paraná. “Você é incansável. Para nós, você será sempre porto e farol”, afirmou.

Primeira mulher a receber a Medalha Vieira Netto, a advogada Edni de Andrade Arruda prestou sua homenagem declamando um poema de Helena Kolody. E num momento emocionante, os presentes cantaram em coro a canção “Se todos fosse iguais a você”.

Emocionada, Lucia Beloni agradeceu a homenagem. “Nesse momento, ouvindo vocês, vi que a história da minha vida se confunde com a história da OAB. Eu sonhei em mudar o mundo e quando entrei para a Ordem, vi que podia mudar, pois estava rodeada das melhores pessoas que já encontrei. É uma alegria imensa. Só tenho a dizer da minha gratidão por estar na OAB”, declarou.

A cerimônia contou com a presença de ex-presidentes, diretores e ex-diretores da seccional, conselheiros federais e estaduais, e presidentes de subseções da Ordem. Estiveram presentes advogados que também foram agraciados com a medalha: Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Edni de Andrade Arruda e José Lucio Glomb.

A Medalha Vieira Netto foi outorgada por unanimidade pelo Conselho Pleno da seccional e entregue à advogada na cerimônia de abertura da VIII Conferência da Advocacia Paranaense, realizada em outubro do ano passado. (relembre aqui). A honraria já foi concedida para Ali Ratacheski, Egas Dirceu Moniz de Aragão, René Ariel Dotti, Eduardo Rocha Virmond, Newton José de Sisti, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Edni de Andrade Arruda e José Lucio Glomb.