A OAB Paraná realizou nesta segunda-feira (30) uma cerimônia para homenagear os advogados quem completam 50 anos de exercício da profissão ao longo desta gestão. Os profissionais receberam um diploma de honra ao mérito pelo período ininterrupto de exercício da advocacia de maneira ilibada, ou seja, sem nenhuma condenação disciplinar.
“É um momento de extremo significado para a advocacia paranaense”, celebrou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. Ele falou sobre o legado que os advogados que estão jubilando deixam para os colegas. “Temos advogados reconhecidos no mundo todo e o mais importante: temos advogados comprometidos com a ética e com o bem-estar de toda a sociedade”, disse.
Em seu discurso, Noronha relembrou o ano desafiador que o Brasil e o mundo viviam em 1968, que chegou a ser definido pelo jornalista Zuernir Ventura como “o ano que não terminou”. Em nível nacional, no auge da ditadura militar, ocorreram fatos marcantes como a suspensão do habeas corpus e a passeata dos 100 mil. No exterior, a morte de Martin Luter King, nos Estados Unidos, e as revoltas de maio, na França, marcaram história.
Representando os 69 jubilados, o advogado Dalio Zippin Filho destacou as cinco décadas vivenciadas junto à OAB, “em união com a nossa instituição”. “O patrimônio que deixaremos de herança é o exemplo moral que jamais acabará”, afirmou Zippin.
“Não sei o que a Ordem pode fazer pelos advogados além do que foi feito”, disse Alfredo Assis Gonçalves Neto, ex-presidente da OAB Paraná e medalha Vieira Neto. Ele relembrou que, durante sua gestão, a maior conquista foi dar início à advocacia dativa. Gonçalves Neto também elogiou a atual gestão por ter retomado o convênio com o governo e restabelecido o convênio sobre os dativos com mais segurança, com a criação de uma lei.
A secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados, Márcia Maluf, ressaltou que, ao longo dos 50 anos de atividade dos advogados homenageados, eles sempre puderam buscar benefícios na entidade e construíram uma instituição forte. “A Caixa esteve presente buscando atender os anseios da advocacia”. Ela mencionou serviços como farmácia, a livraria e a antiga ótica do advogado.
Perfil do futuro
Durante as homenagens, o presidente Noronha relembrou que quando ingressou na profissão, foi recebido pelo então presidente da seccional Assis Gonçalves Neto. “Jamais imaginei que teria oportunidade de entregar homenagem a Alfredo Assis Gonçalves Neto. Foi dele que recebi as minhas credenciais para atuar na advocacia”, disse Noronha.
Noronha também destacou que, de acordo com a tendência atual, daqui 50 anos, as homenagens terão dois homens e a maioria massiva formada pelo público feminino. “A advocacia é uma profissão de mulheres. Temos visto na aprovação do exame de ordem em que elas têm sido mais estudiosas”, observou o presidente da seccional.
Confira a lista completa de profissionais que completaram 50 anos de profissão em 2018:
ALCIZO DA SILVA ARANTES (Em memória)
ALFREDO DE ASSIS GONÇALVES NETO
ALOYSIO ROA
ANTÔNIO CARLOS PICANÇO BRAGA
ANTÔNIO JOÃO BRAGA
ANTÔNIO MORIS CURY
ARQUIMEDES RODRIGUES
BOLIVAR ARAGÃO FERREIRA DOS SANTOS
CARLOS AUGUSTO CAVALCANTI ALBUQUERQUE
CARLOS AUGUSTO CEQUINEL
CARLOS EDUARDO LOBO DA ROSA
CLYDE WERNECK PRATES
DALIO ZIPPIN FILHO
DANTE LUIZ MATTIOLI
DAVI DEUTSCHER
DILMAR ABÍLIO ARCHEGAS
DOUGLAS ANDRADE GOMES DE ARAUJO
ECLAIR DIAS MENDES MARTINS
EDGAR LATRONICO
ÉLIO DE MELLO VIANNA
ELÓI FERREIRA DE ABREU CARDOSO
EMERSON MACHADO DE SOUZA
ESTEVAM CAPRIOTTI FILHO
EWALDO PODOLAN
GILBERTO GUIMARÃES MONASTIER
GUSTAVO ROBERTO DE SÁ PEREIRA
IRAPUAM VARGAS DE OLIVEIRA
IVAN JERONIMO MARCONDES RIBAS
JASON GARCIA SOUZA
JEROSLAU SCROBOT
JOÃO CARLOS DE ALMEIDA
JOÃO CASILLO
JOÃO JACOB BERBERI FILHO
JOEL MACEDO SOARES PEREIRA JÚNIOR
JOSÉ CLAUDIO DEL CLARO
JOSÉ DE ARIMATHEA CLETO
JOSÉ EDUARDO GONÇALVES DE OLIVEIRA
JOSÉ FALAT
JUAREZ ESTEVAM XAVIER TAVARES
LAURO GOLEMBA
LEÔNIDAS DE OLIVEIRA ARAÚJO
LINDAMIR FRANÇA FUCK GARCIA SOUZA
LUIZ CELSO BRANCO
LUIZ CHEMIM GUIMARÃES
LUIZ JOSÉ DOS SANTOS LIMA
MANOEL AFONSO
MANOEL PINTO DE MELLO
MILTON MULLER
NELSON FREDERICO ACCIOLY CALDERARI
NORMA DAL BIANCO DE ANDRADE
PAULO HENRIQUE DE ARRUDA GONÇALVES
PERCY ARAUJO
PEREGRINO DIAS ROSA NETO
RACHEL VEIGA LOPES LAGOS
RAIMUNDO CARLOS CAPELA PIOLI
RAUL GALETO DINIES
ROLAND GUTH
ROSALDO MALUCELLI
RUDI OSCAR BECKHAUSER
SALIM MUSSI
SIMPLÍCIO FERREIRA FARO
STEFAN KLAUS GILDEMEISTER
WALDYR GRISARD FILHO
WILSON CHEDID
WILSON WAHRHAFTIG
ZÉLIO OLINISKI (Em memória)