OAB Paraná homenageia Luiz Fernando Baldi pelo trabalho em prol da advocacia dativa

A OAB Paraná homenageou nesta sexta-feira (18) o procurador do Estado Luiz Fernando Baldi pela contribuição à advocacia dativa paranaense ao longo dos oito anos em que atuou como procurador-chefe da Procuradoria de Honorários da Gratuidade da Justiça.

Durante a sessão, presidida pela presidente da seccional, Marilena Winter, foram destacadas qualidades de Baldi como a disposição para o diálogo e o empenho em trazer celeridade e honorários justos para o pagamento dos profissionais que atuam na justiça gratuita do estado. Atualmente são pagos de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões aos dativos mensalmente. Por ano, esse orçamento gira entre R$ 120 milhões e R$ 140 milhões.

Baldi ressaltou que a parceria com a Ordem vem ao longo de gestões, tendo iniciado quando José Augusto Araújo de Noronha estava na presidência da seccional, passando pelo presidente Cássio Telles, e tendo continuidade na atual gestão.

“A advocacia dativa como é hoje no Paraná não teria saído do papel se não fosse a parceria com a OAB, para que pudéssemos construir um modelo que atenda às necessidades do estado do Paraná. A Ordem sempre foi muito aberta para providenciar isso. Não acredito que exista diálogo sem franqueza, sem honestidade e sem transparência”, disse Baldi.

Ao receber uma láurea de agradecimento da OAB Paraná, ele também enalteceu o trabalho da equipe de analistas da Procuradoria, sempre dispostas a atender a advocacia da melhor maneira e a viabilizar da forma mais ágil o andamento das medidas necessárias.

O novo procurador-chefe da Procuradoria de Honorários da Gratuidade da Justiça será Rafael Degraf. Com nove anos de experiência na advocacia pública, ele também atuou anteriormente durante oito anos na advocacia privada.

“Vemos a grandiosidade desses sistemas de advocacia dativa que temos no estado do Paraná. Não tem como não homenagear o mestre Baldi. É um trabalho que repercute no acesso à Justiça dos mais necessitados”, disse Degraf, que também definiu a missão como desafiadora, mas afirmou que vai se empenhar para fazer o seu melhor, tendo em perspectiva também o que vivenciou na advocacia privada.