OAB Paraná firma parceria com a Justiça Federal para melhorar acesso on-line e enfrentar golpe do falso advogado

Em reunião realizada na sede da Justiça Federal do Paraná, a OAB Paraná, representada pela vice-presidente Graciela Marins e pelo coordenador da Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, Leandro Pereira, firmou uma parceria estratégica. O objetivo é fortalecer o enfrentamento ao golpe do falso advogado, cada vez mais frequente no meio jurídico.

No encontro, as instituições estabeleceram diretrizes de cooperação mútua entre a OAB e a Justiça Federal, com foco na proteção de dados pessoais e processuais. Com isso, se agirá diretamente na origem dos golpes, reforçando a segurança das informações e criando barreiras eficazes à atuação dos criminosos. Nesse tipo de golpe, os criminosos se passam por advogados ou utilizam indevidamente dados para práticas fraudulentas.

Internet

Além disso, a reunião também teve como pauta a necessidade de melhorias no acesso à internet disponibilizada aos advogados nas dependências da Justiça Federal. Além da rede Wi-Fi da OAB, a advocacia poderá utilizar a internet institucional para a realização de audiências, sustentações orais e demais atos processuais de forma mais estável e eficiente.

Preocupada com as dificuldades enfrentadas por advogados e advogadas no uso da rede, a OAB Paraná propôs e conquistou a criação de um Observatório para acompanhamento de problemas enfrentados nos acessos e utilização da internet nas dependências dos prédios da Justiça Federal. Sugeriu ainda a adoção de medidas práticas para sua resolução. Entre as iniciativas já implementadas, destaca-se a abertura de um canal direto com o Departamento de Informática da Justiça Federal. Ele permitirá o atendimento imediato à advocacia em casos de instabilidade ou falhas durante audiências e sustentações orais.

Segundo Leandro Pereira, a atuação da OAB tem sido cada vez mais propositiva e preventiva.
“Nosso objetivo é estar um passo à frente das fraudes. Ao mesmo tempo, queremos garantir que a advocacia exerça seu trabalho com dignidade, segurança e infraestrutura adequada, especialmente em tempos de forte digitalização da Justiça.”

A OAB Paraná reforça, desse modo, seu compromisso com a valorização da advocacia e o enfrentamento de práticas que coloquem em risco a integridade do exercício profissional e o devido processo legal.

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão