OAB Paraná divulga lista de mediadores e lança obra sobre prevenção de litígios

A OAB Paraná lançou nesta sexta-feira (6/9) uma lista de mediadores que poderão ser contratados para atuar no espaço OAB Consenso. A formação desse cadastro para auxiliar advogados e seus clientes na solução dos casos por meio da autocomposição era uma das etapas da implantação do OAB Consenso. A lista foi apresentada numa solenidade, no Edifício Maringá, quando foi lançada também a obra coletiva Prevenção de Litígios, coordenada por Daniela Frehner de Freitas e Carlos Alberto Farracha de Castro.

A presidente da seccional, Marilena Winter, participou do evento remotamente, da cidade de Guaíra, onde mantém compromissos com a advocacia da região. Também estiveram presentes a coordenadora do Espaço OAB Consenso, Maria Cândida Kroetz, e advogados e advogadas que participaram do livro e que prestigiaram o evento.

“Quero elogiar a iniciativa deste evento que não só promove o OAB Consenso, mas porque desde o início foi uma plataforma da nossa gestão fortalecer as práticas consensuais. E podemos trazer para a advocacia a consciência da autocomposição como nicho de atuação. A lista de mediadores é mais uma iniciativa inovadora da OAB Paraná”, afirmou Marilena.

A presidente agradeceu aos que dedicam tempo à instituição em um sentido muito colaborativo. “Estamos fazendo ações concretas e isso realmente tem um poder transformador”, disse.

Abrindo portas

A coordenadora do projeto, Maria Cândida Kroetz, destacou que a OAB Paraná é pioneira em nível nacional nesse conjunto de iniciativas, realizadas com todo o apoio da presidente Marilena e sua equipe. “Gostaria de fazer um reconhecimento a essa gestão pelo esforço em prol do que chamamos da cultura do consenso. Estamos em um oásis no centro de Curitiba, em um espaço equipado, voltado às práticas consensuais”, ressaltou, acrescentando que “justiça não é sinônimo de judiciário”. “Aqui estamos abrindo portas, janelas e avenidas para tornar a vida dos cidadãos muito melhor”, frisou Maria Cândida.

A lista, descerrada simbolicamente no evento desta sexta-feira contém o nome de 100 profissionais, com seu currículo, área de atuação e faixa de valor. A lista é exposta de modo randomizado, de modo que a cada acesso os mediadores aparecem em ordem diferente, para que todos tenham oportunidades de serem visualizados.

Potencial

Daniele Frehner de Freitas, organizadora do livro e presidente da Comissão de Mediação da OAB Paraná, agradeceu o apoio da diretoria da seccional, por reconhecer toda a potencialidade do OAB Consenso e pelo incentivo à edição do livro. “Os artigos foram selecionador por meio de edital aberto a membros de todas as comissões que tiveram interesse. Eles puderam abordar a mediação sob o ponto de vista de suas áreas de atuação”, explicou Daniele. Foram aprovados 19 artigos para compor a obra.

O livro reúne artigos de Vinícius Schier Carvalhal Santos, Sandro Henrique Trovão, Roberto Rocha Wenceslau, Regiane França Liblik, Rebeca Tatiane da Costa, Priscila de Quadros Cury, Patricia M. Melhem Rosas, Miriam Batista Benedito, Michelle Pinterich, Michelle Aparecida Ganho Almeida, Luiz Felipe De Lima Rodelli, Heroldes Bahr Neto, Frederico Silva Hoffmann, Fabiano Neves Macieywski, Carla Barusso Medaglia Haesbaert, Carla Fernanda Prim Marzani, Carlos Eduardo Makoul Gasperin, Daniela Frehner de Freitas, Elaine Beatriz Pedroso, Elisângela Molin, Ana Karla Hey Smart, Andrea Abrahão Costa, Bárbara Dayana Brasil, Brenda Acosta Macieywski, Bruno da Costa Vaz e Bruno Milano Centa. 

O conteúdo está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da OAB.

Saiba mais sobre o espaço OAB Consenso