A OAB Paraná deu posse no último sábado (2) à nova diretoria da OAB Laranjeiras do Sul. Estarão à frente da subseção a presidente Maressa Pavlak Melati, a vice-presidente Christhiane Aparecida Zanilo, o secretário-geral Peterson Barbosa do Nascimento, a secretária adjunta Jaqueline Lusitani Carneiro e o tesoureiro Pablo de Souza Nunes.
A sessão solene de posse, realizada no Cine Teatro Iguassu, foi prestigiada pela presidente da Seccional, Marilena Winter, pelo vice-presidente Fernando Estevão Deneka, pelo secretário-geral Henrique Gaede, pela diretora de Prerrogativas, Marion Bach, pelo conselheiro federal e ouvidor-geral da OAB nacional, José Augusto Araújo de Noronha, pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Augusto Piazza Baracat, além outras autoridades, advogados e familiares dos empossados.
“É preciso aproveitar ocasiões assim para um balanço: o que podemos aprimorar? Como democratizar cada vez mais as nossas decisões? Quais desafios nos chamam à ação na advocacia? E para nosso trabalho em prol da sociedade? Começa agora o trabalho de preparar a estrada a ser trilhada pelos que virão depois de nós”, destacou a presidente Marilena Winter ao saudar os presentes.
Ao citar o livro “Da poeira & lama à nuvem”, de autoria do jornalista e advogado Ernani Buchmann, Marilena lembrou das lutas que marcaram a história da subseção de Laranjeiras do Sul. “A OAB Laranjeiras foi instalada em 1º de outubro de 1990, em tempos em que já estávamos todos sob a égide da Constituição Federal que marcou o retorno da democracia ao nosso país. O primeiro presidente foi Estanislau Novicki. Mas, é preciso dizer, a causa da nova subseção teve na advogada Dra. Maria das Graças Carvalho uma aguerrida defensora. Anos depois, as advogadas da região foram representadas por uma presidente no triênio 2004-2006, a advogada Marília Azambuja de Paula Piovesan. A Dra. Maressa, portanto, dignifica a história dessas precursoras ao assumir hoje, solenemente, esta segunda gestão à frente da OAB Laranjeiras do Sul”, disse.
Compromisso
“O compromisso desta Diretoria é empenhar-se ao máximo para bem cumprir a missão que nos foi confiada, visando uma gestão participativa, transparente, corajosa, leal aos anseios da classe, amiga das liberdades e do Direito e inimiga dos abusos a democracia. Firmamos o compromisso quando nos lançamos novamente a sermos candidatos a eleição desta Subseção visando aprimorar a união da advocacia, a luta incansável das defesas de nossas prerrogativas e um trabalho praticamente exclusivo em prol da advogada e do advogado de nossa Subseção, vocês são e serão nossa prioridade”, afirmou a presidente Maressa Melati.
A advogada enalteceu a missão constitucional da advocacia de atual na defesa da justiça social e do Estado Democrático de Direito. “É um chamado vocacional. E para um chamado dessa magnitude a gente não vira as costas, não se acovarda, nem desiste. A advocacia é um sacerdócio, é das mais honrosas profissões. O advogado é o guardião das liberdades, da vida, do patrimônio. Nossa missão é das mais nobres, somos nós que devolvemos aos nossos clientes a liberdade ou a inocência, os bens, o sustento, a reparação por danos. É através de nosso ofício que nossos clientes podem ter seus direitos resguardados, a integridade mantida, a dignidade garantida, a paz estabelecida. E eu lhes asseguro que lutar pelo direito e ver a justiça prevalecer diante de tantas atrocidades da sociedade contemporânea traz uma sensação indescritível”, afirmou. (confira abaixo a íntegra do discurso de posse)
Confira a íntegra do discurso de posse da presidente Maressa Pavlak Melati
Senhoras e Senhores Boa Noite!
Dirijo-me aos excelentíssimos Senhores e Senhoras
MARILENA INDIRA WINTER PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ;
JOSÉ AUGUSTO ARAÚJO DE NORONHA CONSELHEIRO FEDERAL E OUVIDOR DO CONSELHO FEDERAL
FABIANO AUGUSTO PIAZZA BARACAT, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná;
NEREU MOURA, Deputado estadual
JONATAS FELISBERTO DA SILVA, PREFEITO MUNICIPAL DE LARANJEIRIAS DO SUL
SEZAR AUGUSTO BOVINO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA CANTUQUIRIGUAÇU
CARLOS ALBERTO MAGRÃO, PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES DE LARANJEIRAS DO SUL
CRISTIANE APARECIDA ZANIOLO, Vice Presidente da OAB Subseção de Laranjeiras do Sul;
JOÃO LUIZ WENTZ, JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL DO TRABALHO DE LARANJEIRAS DO SUL;
NEANDRO LUNARDI, CONSELHEIRO ESTADUAL DA OAB/PR;
MARIA CECÍLIA SALDANHA, PRESIDENTE DA SUBSEÇÃO DA OAB GUARAPUAVA;
e à Senhora Raquel Maria Pavlak, minha mãe, para, nas suas pessoas, cumprimentar todas as autoridades governamentais, os advogados e as advogadas e as autoridades do sistema OAB, conselheiros federais, membros das Caixas de Assistência dos
Advogados, presidentes de subseções, conselheiros estaduais, familiares e amigos que nos prestigiam nesta solenidade.
Há 15 anos iniciava minha trajetória na advocacia. Jovem advogada, com muitas incertezas e muitos sonhos.
Confesso a todos de forma muito sincera que quanto aos sonhos, nem dentre aqueles mais distantes, sonhei um dia receber tamanha honraria: a de representar meus colegas advogados na Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Laranjeiras do Sul, ser reeleita e Coordenar o Colégio de Presidentes da OAB/PR.
É uma honra muito grande ocupar a Presidência desta Subseção, porque é grande o orgulho de ser advogada, contudo, aliado a honra, encontra-se a responsabilidade de estar à frente da maior e mais respeitada entidade de Classe do nosso Brasil.
Desde logo, registro o sincero agradecimento a essa advocacia combativa e guerreira da nossa Subseção, que aqui está representada pela minha Diretoria, Minha Vice Presidente Cristiane Aparecida Zaniolo, Meu Secretário Geral Peterson Barbosa, Minha Secretária Adjunta Jaqueline Lusitani Carneiro, meu Diretor Tesoureiro Pablo de Souza Nunes, Meus queridos representantes da Diretoria, Grislane Civa Piovesan, Kawana Scopel, Marcelo Gavenda, meu querido amigo e Delegado da Caixa de Assistência Flaviano de Matos bem como meu Diretor de Prerrogativas Thiago Mariot.
O compromisso desta Diretoria é empenhar-se ao máximo para bem cumprir a missão que nos foi confiada, visando uma gestão participativa, transparente, corajosa, leal aos anseios da classe, amiga das liberdades e do Direito e inimiga dos abusos a democracia.
Firmamos o compromisso quando nos lançamos novamente a sermos candidatos a eleição desta Subseção visando aprimorar a união da advocacia, a luta incansável das defesas de nossas prerrogativas e um trabalho praticamente exclusivo em prol da advogada e do advogado de nossa Subseção, vocês são e serão nossa prioridade.
Certamente enfrentaremos muitos desafios, como os que ora já se apresentam, entretanto estaremos aqui, alinhados com a Seccional para o bom combate, pois é isto que se espera de um dirigente de Ordem. Poderemos pecar pelo excesso mas nunca pela omissão.
O papel do advogado não pode ser esquecido. Nossa função é defender os interesses sociais e garantir o funcionamento do Estado Democrático. Somos a porta de entrada para a justiça social e a paz para as dores das pessoas. Nosso dever é buscar incessantemente a justiça”. Talvez você se perguntou em algum momento: por que fui escolher o Direito para minha vida profissional e porque quis ser uma dirigente de ordem?
Eu te respondo agora: É um chamado vocacional. E para um chamado dessa magnitude a gente não vira as costas, não se acovarda, nem desiste. A advocacia é um sacerdócio, é das mais honrosas profissões. O advogado é o guardião das liberdades, da vida, do patrimônio. Nossa missão é das mais nobres, somos nós que devolvemos aos nossos clientes a liberdade ou a inocência, os bens, o sustento, a reparação por danos. É através de nosso ofício que nossos clientes podem ter seus direitos resguardados, a integridade mantida, a dignidade garantida, a paz estabelecida. E eu lhes asseguro que lutar pelo direito e ver a justiça prevalecer diante de tantas atrocidades da sociedade contemporânea traz uma sensação indescritível.
E justiça, meus caros, deve ser a nossa bússola, já que ela é o equilíbrio ideal estabelecido pela moral e a razão entre o direito e o dever. E dentre os muitos conceitos dados por juristas e filósofos sobre justiça e que acabam se complementando, destaco o do oficial Romano do século IV Ulpiano que definiu a justiça como “a vontade constante e perpétua de dar a cada um o que é seu”. Já Platão a definiu como “aquilo que é necessário para o funcionamento do bem comum”. Aristóteles, por sua vez, afirmou que “além de ser uma virtude, a justiça decorre de um fenômeno social proveniente da moral, dos bons costumes e da Lei.”
Em que pese a dificuldade de conceituar de maneira objetiva a justiça, é imprescindível que demos a ela a importância e o destaque que merece, principalmente nos dias atuais onde estamos sendo acometidos pelas mais diversas mazelas sociais, pela nossa quase que absoluta carência da aplicação efetiva de justiça em todos os setores, comprometendo, assim, a qualidade de vida e o bem comum das pessoas.
O advogado presta serviço público e exerce função social, é indispensável à administração da Justiça. Somos nós quem postulamos em juízo, ou fora dele, em nome de nossa sociedade para assegurar a observância de direitos universais. Temos a árdua e nobre missão de defender a Constituição, a ordem jurídica, os direitos humanos, a justiça social e lutar pela boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e pelo aperfeiçoamento das instituições jurídicas.
Por tudo isso a atuação da OAB e, consequentemente, do advogado, cresceu em importância na sociedade, ao passo em que contribuiu para alavancar grandes transformações sociais. A atuação de corajosos advogados e da grandiosa Ordem dos Advogados do Brasil foram fundamentais para alcançarmos o importantíssimo Estado Democrático de Direito. Mas os desafios não acabaram, precisamos lutar, ainda, pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Desta Maneira, nesse momento em que nosso país vive uma crise política, econômica e social sem precedentes, é preciso garantir que as prerrogativas constitucionais, bem como o próprio advogado, sejam resguardados e defendidos mais do que nunca pela Ordem dos Advogados. Inclusive, pugnando pela qualidade do ensino jurídico, que formará os novos profissionais que integrarão os quadros da Ordem e, portanto, precisam estar preparados adequadamente para atuarem, pois reflete no exercício da profissão de todos.
Nesse momento de crise e de inversão de valores morais que tem cercado toda sociedade brasileira, precisamos convencer, não somente através de palavras, mas principalmente do exemplo, que a sociedade pode continuar contando e confiando nos Advogados para lutarem pela justa aplicação das leis, a manutenção de direitos fundamentais e, dessa maneira, contribuindo para evolução social e política do Brasil.
Eu aproveito essa oportunidade para parafrasear aquele que, para mim, foi um dos mais brilhantes juristas que tivemos, o grande Rui Barbosa. Ele dizia que conheceu um mundo organizado juridicamente e que após a 1ª Guerra Mundial tudo isso se alterou e a violência entrou no mundo. O mundo passou a ser esse onde o Direito não mais funcionava, um mundo onde não há respeito pela lei, o que manda é a força. As pessoas de hoje estão nesse clima e esse não é o mundo que devemos cultivar, isso é uma transição, funesta e perigosa. Portanto, devemos lutar para que se volte àquela concepção anterior a 1ª Guerra Mundial, em que o Direito era o que realmente geria e governava a atividade do homem na vida privada, na vida pública e em toda parte. Se esse mundo existiu ele pode voltar a existir. E ele pedia: “trabalhem, não com violência, trabalhem através da palavra, do raciocínio, do argumento, no sentido de convencer a todos que devem realmente organizar o seu país dentro de uma organização jurídica perfeita em que os três poderes funcionem livremente”.
Pois bem, não há como projetar o futuro, sem falar do passado! E hoje, tenho muito a agradecer. Foram 03 anos de lutas e de bravura, num momento em que o mundo foi acometido por terrível e devastadora doença, que nos tirou a paz e o abraço, que nos limitou e nos transformou. Passar por uma gestão diante de uma Pandemia é para poucos e únicos, bravos guerreiros do sistema OAB, que foram incansáveis na busca do melhor para a advocacia e para a sociedade. Não fomos a gestão da pandemia, somos a gestão que venceu a pandemia.
Preciso agradecer a minha Diretoria da Gestão 2019/2021 Minha Vice Presidente Jaqueline Lusitani Carneiro, Meu Secretário Geral Wanderson da Silva Prada, Meu Secretário Adjunto Benjamim de Bastiani, meu Diretor Tesoureiro Pablo de Souza Nunes, Meus queridos representantes da Diretoria, Grislane Civa Piovesan, Eliton Rafael Sanches Alves, Eduardo Felipe Veronese, meu querido amigo e Delegado da Caixa de Assistência Flaviano de Matos, meu amigo Almir Machado de Oliveira, membro do Tribunal de ética e disciplina da 9ª Turma, bem como todos os Presidentes de Comissão que o faço em nome da Presidente da Comissão da Mulher Advogada Emanueli Viola. Vocês se dedicaram ao máximo para conduzir os rumos da Advocacia de Nossa Subseção sempre no caminho do trabalho, da grandeza e da justa prestação aos anseios e pautas da advocacia.
Nada seria sem o esforço e ajuda de todos vocês! Obrigada!
Fomos gigantes, somos gigantes e diante disso, preciso aqui manifestar minha eterna gratidão ao nosso Líder e Guerreiro sempre Presidente Cassio Telles e toda sua diretoria (Marilena, Gaede, Rodrigo Rios, Alexandre Salomão e Cristiane Bortoloto). Cassio soube ser o porto seguro para todos nós nesta gestão, fica aqui o meu agradecimento e o meu reconhecimento.
Meu querido Noronha, faço aqui meu agradecimento pela árdua luta enfrentada junto ao Conselho Federal, nós Presidentes somos testemunhas das dificuldades que se apresentaram e somos sabedores do teu empenho em sempre pensar na advocacia, quando outros só pensavam em seus próprios benefícios. Siga firme, agora como Ouvidor Geral do Conselho Federal, a Advocacia do brasil está contigo.
Fabiano Baracat e toda sua diretoria, nossa Eterna Gratidão por todos os pleitos atendidos da Subseção de Laranjeiras do Sul. Você sempre esteve sensível as nossas demandas e por isso merece todo nosso reconhecimento e gratidão;
Tivemos grandes feitos nesta gestão que se findou! Iniciamos com a grata satisfação da criação da Seção Judiciária de Quedas do Iguaçu, pauta antiga da Advocacia. Buscamos realizar vários encontros com troca de experiências e confraternizações. Sediamos o Colégio de Presidentes da Advocacia Iniciante. Realizamos em todas as Comarcas do Paraná Total, onde o Presidente Cassio esteve ouvindo de perto a advocacia da Nossa Região; adequamos o parlatório da Delegacia de Laranjeiras do Sul e fizemos o Projeto do parlatório de Quedas do Iguaçu. As duas Salas dos Fóruns de Cantagalo e Quedas do Iguaçu foram totalmente remodeladas, lutamos arduamente pela Manutenção da Vara do Trabalho; Fomos até o Tribunal de Justiça buscar melhorias no atendimento das Varas de Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Cantagalo e Guaraniaçu. Fizemos parcerias com o Poder Publico Municipal com programas de ajuda a população carente. Arrecadamos alimentos, vestuário, material escolar, dentro outros. Fizemos a maior campanha de vacinação da gripe com o apoio da Caixa de Assistência da OAB/PR. Aumentamos significativamente a rede de convênios em nossa Subseção. Desagravamos nosso querido amigo Thiago Mariot que passou por uma grave violação de suas prerrogativas profissionais.
E por fim, conseguimos uma nova Sede para Subseção de Laranjeiras do Sul. Quero aqui novamente externar meu ETERNO agradecimento ao nosso amigo Fabiano Baracat que defendeu nossos interesses e adquiriu o TERRENO onde será realizada a nova Sede da OAB Laranjeiras do sul. Local estratégico, amplo e condizente com a grandeza da nossa Subseção. Bem que vc dizia meu amigo Noronha, aquele terreno será a nova Sede da Oab laranjeiras, vc profetizou e agora tornar-se realidade.
Quero aqui também e desde já, agradecer o empenho da Diretoria Atual, pois está sensível aos anseios da advocacia de nossa Subseção e tenho a mais absoluta certeza que logo estaremos reunidos inaugurando a belíssima e moderna nova casa da Advocacia. Isso é para vocês, nobres advogados e advogadas.
Construir uma nova sede quando se completa 30 anos de existência é um feito maravilhoso. Tudo começou com muita luta, quando então em 02.10.1990 fomos comunicados pelo então Presidente Estadual DR. JOSÉ CID CAMPELO, que havia sido deferida a criação da Subseção de Laranjeiras do Sul e finalmente em 27 de março de 1992, foi instalada a OAB Subseção de Laranjeiras do Sul com sede no antigo fórum e que teve a Primeira diretoria provisória encabeçada pelo advogado Estanislau Novick, tendo como presidente da OAB Paraná na época era o Dr. MANSUR THEÓPHILO MANSUR e contando apenas com 19 advogados.
Juarez José da Silva, Muricy Marinho da Rocha Loures, Marilia Azambuja de Paula Piovesan, Almir Machado de Oliveira, Marco Aurélio Pellizzari Lopes e Luiz Antônio de Souza, foram aqueles que me antecederam e que fazem parte dessa belíssima história!
A Subseção de Laranjeiras do Sul atende 13 Municípios, 04 Comarcas e conta hoje com 330 advogados. Em 01/11/1993 – ocorreu a contratação da 1ª funcionária – Auxiliar Administrativa Neia Sandrino Crecencio (que esta até hoje na Subseção) ou seja, trabalha conosco a 29 anos, obrigada Néia por todo seu esforço e dedicação.
Assim hoje ao comemorarmos 30 anos, temos a certeza de ter estabelecido um presente de força, lutas e conquistas, prontos para o futuro com a esperança e a certeza de novas realizações.
Agrademos e aprendemos com o passado, contudo, o futuro está logo ali! Iniciamos esta nova gestão ainda com resquícios da pandemia, a qual nos tirou tanta coisa, mas uma coisa ela não conseguiu nos tirar, que foi a ESPERANÇA. ESPERANÇA de dias melhores, esperança de renovarmos nosso abraço, esperança de retornarmos a nossa vida, aquela nossa vida, que talvez nunca mais seja a mesma. Espero com toda força do meu coração, que sejamos melhores, melhores em tudo.
Nestes próximos três anos temos muito a fazer, muito a construir, muito a nos alegrar. Nos ADVOGADAS E ADVOGADOS somos indispensáveis à administração da Justiça, como diz nossa carta maior em seu art. 133, cujo dogma também garante que somos “invioláveis por nossos atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da Lei”, deixando claro que o Estado e a sociedade reconhecem a grandeza da Instituição e de nossa Profissão.
Por isso é que as NOSSAS prerrogativas são irrenunciáveis e compõem garantias legais ao livre e destemido exercício da profissão em defesa da SOCIEDADE, o que esta Diretoria priorizará, posto que nós ADVOGADAS E ADVOGADOS nos tornamos cada vez mais essenciais à defesa da própria CIDADANIA.
Sinto-me honrada por ser a segunda mulher a estar na Presidência desta Subseção e a primeira a ser reconduzida ao cargo, bem como a primeira a Coordenar o Colégio de Presidentes. Mais honrada ainda em dividir a Presidência com outras Mulheres Dra Jaqueline e dra Cristiane, Dra Grislane e Dra Kawana, fato este nunca registrado em 30 anos de Subseção. Destaco ainda que se passaram 87 anos para que a OAB do Paraná tivesse na sua diretoria 2 mulheres e 90 anos para que a primeira Mulher fosse Presidente da nossa Seccional, MARILENA INDIRA WINTER, gravem esse nome, pois ela é a primeira, certamente não será a única!!!!
Já dizia Rupi Kaur. "Todas nós seguimos em frente quando percebemos como são fortes e admiráveis as mulheres à nossa volta".
-
Muitos podem pensar que isto é natural, ou que deveria ser, mas não podemos deixar de registrar que isto realmente é algo histórico!
Registro aqui a notória demonstração do nosso sistema OAB do Paraná, para que de fato nossas Subseções fossem comandadas por mulheres, posto que nas gestões anteriores tínhamos 1 ou 2, em alguns momentos 4 Subseções dirigidas por mulheres. Na gestão do Dr Cassio fomos 14 e nesta Gestão também somos em 14 Presidentes, mas com um sistema paritário devidamente aprovado no Conselho Federal, o que certamente trará mais mulheres para posições de liderança.
Mulheres, aaa mulheres, já dizia Rosa Luxemburgo “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres...”
A cada dia percebemos o quanto avançamos neste mundo ainda tão desigual, existe uma ânsia de todas nós em dizer NÃO QUEREMOS DOMINAR O MUNDO, QUEREMOS ESTAR COM VOCÊS HOMENS FAZENDO ISSO, DE FORMA IGUAL E JUSTA.
Políticas públicas precisam ser implantadas Sr Prefeito Municipal, precisamos falar e mais do que tudo educar nossos jovens e nossas jovens a respeito da importância das mulheres e seu papel em nossa Sociedade.
Esta Presidente lutará pelas mulheres, pois falar é preciso, agir é necessário, feminismo não é imposição, mas sim igualdade. É também humanidade, e a medida que dela nos distanciamos, mais intensa se faz necessária tornar a luta democrática pela igualdade de direitos, para que nenhuma mulher deixe de ser tratada como ser humano que ela é, que sempre foi, tendo seus direitos mais básicos ultrajados ao longo da história da humanidade. O caminho ainda é longo, mas quando a batalha é digna, permanecer lutando é uma questão de honra.
Cito as palavras de Gloria Steinem...
... A melhor maneira de nós cultivarmos a coragem nas nossas filhas e em outras jovens é sendo um exemplo. Se elas virem as suas mães e outras mulheres nas suas vidas seguindo em frente apesar do medo, elas vão saber que é possível.
Precisamos de mais Marilenas, Maressas, Robertas, Marions, Rafaelas, Emmas, Cristianes, Jaquelines, Grislanes, Kawanas, Carlas, dentre outras.
Precisamos do apoio da sociedade, dos nossos filhos, dos nossos maridos, dos nossos amigos e do próprio sistema da OAB! É um dever da sociedade garantir às mulheres um espaço digno e condizente com a grandeza do que somos.
Faço um agradecimento especial a Minha Presidente Marilena, mulher destemida, preparada, inteligentíssima, uma gestora que certamente já mudou e continuará mudando os rumos da nossa história enquanto dirigentes de Ordem. Saiba minha Presidente que estar contigo nessa caminhada é motivo de extrema alegria e orgulho! Vamos juntas, com nossas Diretorias, fazer da nossa Advocacia Paranaense a melhor do Brasil, já que nossa OAB já é a Melhor do Brasil!
Me encaminhando para o final, agradeço em especial aos Colegas que me antecederam na condução da Subseção os quais não mediram esforços, tempo e dedicação na condução da entidade;
Agradeço aos organizadores deste evento – pessoas dedicadas que realizaram os trabalhos necessários a este ato. Não vou citar nomes para não pecar pelo esquecimento.
Deixo consignado agradecimentos a todos que nos ajudaram em nossa eleição, a todos aqueles que construíram a gestão passada, que contribuíram para o sistema OAB, e de público, firmo o compromisso de que honraremos o mandato recebido.
Presidiremos a Subseção para todas as advogadas e advogados, de forma indistinta, e do mesmo jeito assim trataremos aos colegas, independentemente de posição política defendida, porque na DEMOCRACIA é assim que devemos agir.
Agradeço a todos os Diretores que hoje assumem, pelo apoio, dedicação e trabalho, e quero que o ânimo continue, com garra e determinação para que consigamos realizar os afazeres e compromissos da SUBSEÇÃO, que não são poucos.
Agradeço o apoio que temos recebido dos Prefeitos, Vereadores, Secretários de Governo de todos os municípios que fazem parte de nossa Subseção, e de forma especial ao Prefeito de nossa cidade – BERTO SILVA -, pela forma como tem apoiado as nossas intenções e, vendo que temos por objetivo a melhoria das condições de toda a sociedade, tem dado eco às reivindicações que fazemos ou apoiamos, haja vista que somente fazemos pedidos que tenham por fito o bem comum, o bem da coletividade.
Agradeço especialmente a minha família, aos meus pais Janio e Raquel os quais representam todos os familiares dos meus diretores, pois vocês sabem e entendem a nossa ausência. Minha eterna gratidão! Agradeço ao meu esposo Emerson, meus filhos Nelson e Maitê que com seus beijos babados e abraços carinhosos renovam minhas forças e trazem alegria aos meus dias!
Agradeço em especial aos meus colegas de escritório Dr Almir Machado de Oliveira, Dr Wanderson da Silva Prada, Dr Matheus Piasceki, e a minha querida secretária Ana Cristina que dão força e me ajudam a caminhar.
Agradeço as funcionárias da OAB, Néia, Andreia, Any e Ana Paula, vcs são essenciais, obrigada por tudo, por entenderem minhas loucuras, por embarcarem nelas, por compreender que fiz da OAB a minha segunda casa e trato ela com todo carinho e cuidado.
Agradeço profundamente a advocacia da Subseção de Laranjeiras do Sul, que sempre nos apoiou e incentivou. Chego aqui hoje, com a esperança de dias melhores e com ânimo e voracidade de trabalhar.
Agradeço a Deus, por direcionar minha vida, sem o qual sequer existiríamos, ser que nos orienta e nos guarda todos os dias, e que esperamos que assim continue.
Por fim, e agora realmente chego ao fim.. Preciso dizer que me sinto extremamente honrada pela presença de todos vocês, que aqui vieram e têm a oportunidade de ver uma mulher feliz e uma profissional realizada.
Viva a Advocacia! Viva a Subseção de Laranjeiras do Sul!
Muito obrigada!