O presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Paraná, Leandro Pereira, participou na última quinta-feira (2/9) da reunião do grupo de operações do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal. Na oportunidade, Pereira sustentou a necessidade de união e diálogo interinstitucional pela busca da real desjudicialização.
“Precisamos atuar na base, no fortalecimento do processo administrativo previdenciário, no INSS. Precisamos cobrar do governo o devido investimento para que a autarquia cumpra com seus objetivos de oferecer com eficiência serviços e benefícios para toda sociedade”, disse o presidente da comissão.
Leandro Pereira relatou dificuldades quanto ao tempo de análise de processos, tanto pelo INSS quanto pelo CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social), a segunda instância da autarquia, bem como com relação à análise sistêmica de procedimento e formas de busca de demandas na causa.
“A participação no grupo de operações do Centro Nacional de Inteligência da JF era um objetivo da nossa gestão. Nas reuniões conseguimos apresentar as dificuldades vivenciadas pela advocacia e pelos segurados do INSS. Além disso, é uma grande oportunidade para que levemos, também, sugestões, levantamentos, ideias e projetos para o melhor funcionamento do procedimento processual previdenciário com atuação e melhorias tanto no judicial quanto no administrativo”, destacou Pereira.