Durante a posse do desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nesta segunda-feira (6/2), o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que espera das cortes superiores a mesma eficiência observada no TRE-PR. Após lembrar as ações postas em prática pela OAB Paraná em parceria com a corte, notadamente na campanha por eleições limpas, Noronha elogiou a eficiência do TRE-PR e cobrou celeridade das cortes superiores. “Em Brasília também os processos precisam andar mais rapidamente. Há um ano ocupei esta tribuna e disse que havia um processo de grande interesse nacional, que poderia inclusive mudar os destinos da República, pendente de julgamento. Passou o tempo e esse processo ainda não foi julgado. Aqui os processos são julgados muito mais rapidamente e gostaríamos dessa melhora também nas cortes superiores”, afirmou.
O ministro do STF, José Antônio Dias Toffoli, também convidado para a solenidade, rebateu as críticas, afirmando: “Não vamos resolver os problemas do Brasil nesta tribuna. Vamos resolver os problemas do Brasil com pessoas íntegras, corretas, como são o desembargador Xisto Pereira, os integrantes do Tribunal Regional do Estado, os advogados e os integrantes do Ministério Público do Paraná”.
“Temos pautas próprias e uma das principais é a necessária reforma política, a ser debatida com intensidade em 2017, a OAB tem direito de crítica, ainda mais sobre temas republicanos urgentes. Afinal, a defesa da sociedade é própria da instituição e qualquer tribuna, numa democracia, é lugar para expor ideias”, destaca Noronha.