Os resultados do III Diagnóstico do Poder Judiciário realizado pela OAB Paraná foram apresentados na sessão do Conselho Pleno nesta sexta-feira (8/11). O compilado dos dados apurados junto à advocacia de todo o estado, avaliando as três esferas do Poder Judiciário, está disponível em versão impressa e no site da seccional.
A iniciativa, lançada no primeiro semestre, foi conduzida pelo Observatório do Poder Judiciário da OAB Paraná. Toda a classe foi convidada a participar e 7.200 advogados e advogadas responderam aos questionários. “O III Diagnóstico é histórico, pois é o primeiro da era digital. Tivemos uma grande participação da advocacia. E isso traz um valor imenso a essa pesquisa que vamos levar ao conhecimento dos tribunais”, disse Emerson Fukushima, coordenador do Observatório do Judiciário.
Este foi o mais abrangente levantamento realizado junto à advocacia paranaense nos últimos 10 anos. O primeiro e o segundo Diagnósticos foram realizados em 2007 e 2015. As questões abordaram o funcionamento de sistemas de processo eletrônico, a qualidade das audiências presenciais e virtuais, o atendimento no balcão virtual, a eficiência dos serviços periciais, a agilidade nos procedimentos cartorários, a celeridade e qualidade das decisões judiciais, a fixação de honorários e o atendimento presencial do magistrado ao advogado.
Como resultado, o novo levantamento revela satisfação da advocacia com a qualidade dos sistemas. Em relação à Justiça Estadual, o funcionamento do Projudi obteve 83% de avaliações com o conceito “bom” e “ótimo”. No mesmo patamar ficaram as avaliações das audiências virtuais. O aspecto com menor aprovação – 71% – é o atendimento prestado no balcão virtual.
Na Justiça do Trabalho as avaliações positivas do Sistema PJe somam 68%. Já as audiências virtuais têm a aprovação de 74% dos respondentes. O principal ponto de melhoria, de acordo com as avaliações, são os serviços dos peritos judiciais, cuja aprovação ficou em 64%.
Na Justiça Federal o sistema Eproc alcançou 81% de avaliações com o conceito “bom” e “ótimo”. O percentual de satisfação é ainda um pouco maior – 84% – em relação às audiências virtuais. O aspecto com aprovação mais reduzida – 64% – é a qualidade dos serviços prestados pelos peritos judiciais.
Para a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, esse novo e abrangente diagnóstico permitirá comparar informações com relatórios divulgados pelos tribunais, contribuindo para o aprimoramento da Justiça.
Acesse aqui os resultados do III Diagnóstico do Poder Judiciário